amazon 1

Operação Tamoiotatá resgata trabalhador em condição de escravidão e apreende madeira ilegal em Humaitá

Policiais, bombeiros e agentes ambientais aprendem madeira e resgatam trabalhador mantido em condições de escravidão no AM.

Por Divulgação em 21/09/2021 às 07:41:44

Uma fiscalização feita pelos agentes da operação "Tamoiotatá" em Humaitá, no sul do Amazonas, apreendeu 118,4 metros cúbicos de madeira ilegal, nesta segunda-feira (20/09). A madeira foi apreendida durante ação policial ocorreu em uma ramal no distrito de Realidade.




Criada pelo governo do Amazonas para combater as queimadas e desmatamento ilegal, a operação envolve policiais militares, bombeiros, policiais civis, agentes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e a Força Nacional.


Os policiais encontraram uma pessoa que estava em um barraco alojada em situação de trabalho análogo a de escravo. No local havia um equipamento de pulverização para limpeza ilegal de áreas desmatadas.




A fiscalização abordou ainda o caseiro da propriedade, sem encontrar os possíveis responsáveis pelo desmatamento e queimadas ilegais. As investigações continuam.


Os bombeiros também combateram pequenos focos de incêndio nas proximidades.


Queimadas urbanas - As equipes da operação "Tamoiotatá" também foram acionadas para o combate a um incêndio em vegetação de médias proporções em um terreno ao lado de residências e da Unidade Básica de Saúde do bairro Nova Humaitá. O fogo foi controlado sendo utilizados cerca de 3.000 litros de água para uma área queimada de aproximadamente 900 metros quadrados.




A operação - Desde o início de abril, o Governo do Estado atua na repressão ao desmatamento ilegal nos municípios de Apuí, Humaitá e Lábrea. A operação é resultado de um trabalho conjunto entre as secretarias estaduais de Meio Ambiente e Segurança Pública (SSP-AM).


Por determinação do secretário de Segurança, General Mansur, houve reforço no número de efetivo. A Força Nacional também está participando, com mais de 40 agentes.


Durante os cinco primeiros meses de operação, foram apreendidos animais domésticos, madeira serrada e veículos que realizavam o transporte irregular de materiais ilícitos.



FOTOS: Divulgação SSP-AM

Fonte: SSP-AM

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3