amazon 1

Ricardo Nicolau assina CPI da Asfixia e pede investigação ampliada para erros e omissões do poder público

Via requerimento, deputado pede que objeto da CPI inclua apuração sobre falhas de atendimento que provocaram recorde mundial de mortes no Amazonas.

Por Assessoria de Comunicação do deputado em 08/07/2021 às 21:59:57

O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) assinou nesta quinta-feira, 8, o pedido de abertura da "CPI da Asfixia" na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), ao mesmo tempo em que apresentou um requerimento solicitando que o objeto de investigação seja ampliado para as ações e omissões operacionais do poder pĂșblico que transformaram o Amazonas no campeão mundial de mortes por Covid-19.


De acordo com o parlamentar, além de apurar as razões da falta de oxigĂȘnio e os contratos e despesas realizadas desde o inĂ­cio da pandemia, a CPI deve investigar as falhas de assistĂȘncia médico-hospitalar que provocaram um cenĂĄrio caótico nas redes municipal e estadual de saĂșde no mesmo perĂ­odo. Para Ricardo Nicolau, as milhares de vidas amazonenses perdidas exigem providĂȘncias.


"Assinei a CPI da Asfixia, mas também apresentei um requerimento para incluir de forma clara no escopo dessa nova CPI as ações, omissões e negligĂȘncias nos atendimentos médicos e hospitalares da rede pĂșblica do Estado e do MunicĂ­pio. Estendendo esse objeto, serĂĄ possĂ­vel fazer uma ampla investigação e esclarecer o que aconteceu de verdade na condução da pandemia como um todo, em cada hospital, em cada unidade de saĂșde", afirmou.


Ricardo Nicolau, que jĂĄ havia assinado anteriormente o pedido de criação da "CPI da Pandemia" na Aleam, defendeu que a nova CPI proposta nesta semana pelo deputado Delegado Péricles (PSL) busque as respostas que o governo do Estado e a prefeitura de Manaus ainda estão devendo aos familiares das vĂ­timas da doença causada pelo novo coronavĂ­rus.


"Nós sabemos que faltou oxigĂȘnio. Mas nós temos relatos de que também faltaram medicamentos, faltaram profissionais, faltaram leitos, que pacientes foram atendidos no chão dos hospitais pĂșblicos, enfim. Mais que nunca, este é o momento de fornecer as devidas explicações à população e, principalmente, aos familiares de todos aqueles que perderam suas vidas nesta pandemia", argumentou o deputado.


Responsabilidade do MunicĂ­pio


Em seu requerimento, o deputado Ricardo Nicolau defende que a CPI da Asfixia apure as responsabilidades da prefeitura de Manaus pelas mortes da pandemia, considerando que os atendimentos no SUS iniciam pela Atenção PrimĂĄria à SaĂșde. "É preciso esclarecer o que houve nos atendimentos iniciais realizados pelas Unidades BĂĄsicas de SaĂșde, que são a porta de entrada para os casos de Covid-19", destacou.


Na semana passada, o parlamentar havia se posicionado em favor da convocação inicial de ao menos 30 nomes por uma eventual CPI na Aleam. Nessa lista estão o governador do Estado, Wilson Lima, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur VirgĂ­lio Neto. "Tanto na primeira quanto na segunda onda, eles (Wilson e Arthur) estavam no comando do enfrentamento da pandemia", justificou Ricardo Nicolau.


Foto: Danilo Mello / Diretoria de Comunicação Aleam

Fonte: Aleam

Comunicar erro
AMAZON 2

ComentĂĄrios

AMAZON 3