amazon 1

"Vamos chegar em todas as 18 mil ruas", enfatiza David Almeida, ao anunciar planejamento de pacote de obras de verão

Por Maryane Maia e Valesca Martins em 21/05/2021 às 17:16:43

O prefeito David Almeida garantiu a recuperação de todas as 18 mil ruas da capital e anunciou, durante vistoria a obras, na manhã desta sexta-feira, 21/5, na zona Norte de Manaus, que está finalizando o planejamento de um pacote de obras de verão. "Estamos há pouco mais de cinco meses na prefeitura e, mesmo no inverno, vamos recuperar 1,7 mil ruas. Já estamos trabalhando a concepção do pacote de obras de verão para recuperar mais vias e, com muito trabalho, vamos chegar em todas as 18 mil ruas desta cidade", garantiu o prefeito.


O pacote de "Obras de Inverno" já alcançou, com ações de tapa-buracos, mais de 500 ruas, em dez bairros da cidade de Manaus, das 1,7 mil ruas planejadas em 14 bairros. Os 300 servidores terceirizados da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) trabalham, diuturnamente, para alcançar a meta e chegar a 10 mil ruas até o final do primeiro ano de mandato.


"Hoje eu vim fiscalizar o pacote de "Obras de Inverno", as 153 ruas que estão sendo recuperadas no Monte das Oliveiras e, em breve, passaremos para o Santa Etelvina, com mais de 160 ruas que iremos recuperar", enfatizou David Almeida.



Obra emergencial


O prefeito acompanhou ainda a implementação de uma contenção de rip-rap, que já se encontra em 50% de conclusão, em espaço de erosão no igarapé do Passarinho, na avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte. O problema se alastrava por muitos anos e agora recebe atenção da gestão municipal, em caráter emergencial, por oferecer riscos para veículos e pedestres. David Almeida determinou que os trabalhos sejam intensificados, para que seja solucionado de forma definitiva os deslizamentos de terra recorrentes nas margens do igarapé.


"A prefeitura está fazendo uma contenção de rip-rap aqui na rua do igarapé do Passarinho, para que a via possa ser preservada e manter a trafegabilidade na zona Norte de Manaus. É a prefeitura nas ruas, o trabalho não para", enfatizou Almeida.


Os serviços na área foram iniciados há 15 dias. Na primeira fase das obras, equipes da Seminf executaram a manutenção de 10 metros de drenagem profunda em concreto armado, que está totalmente recuperada.


"Este é mais um problema que foi negligenciado nos últimos anos e já ameaçava a população. Nós assumimos a prefeitura com a missão de levar as soluções que as pessoas esperam de nós e, por determinação do prefeito David, estamos fazendo exatamente isso", disse o vice-prefeito e titular da Seminf, Marcos Rotta.


A ação, prevista para ser concluída até o fim do mês de maio, conta com uma ação de dez servidores e mais três retroescavadeiras.


O autônomo Paulo Pereira mora no entorno do igarapé do Passarinho há mais de 20 anos e diz que está satisfeito com o serviço que tem acompanhado diariamente. "O nosso medo era que esse deslizamento de terra aumentasse, engolisse a rua e colocasse em risco nossas casas. Aqui mora toda a minha família e isso estava tirando o nosso sono. Vendo esse trabalho e a contenção na margem, estou bem mais tranquilo", comemorou o morador.



Texto – Maryane Maia / Semcom e Valesca Martins / Seminf

Fotos – Ruan Souza / Semcom e Márcio Melo / Seminf

Fonte: Semcom/Seminf

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3