amazon 1

Batalhão Ambiental apreende uma tonelada de minério de Tantalita no Porto de São Raimundo

Por Divulgação em 03/05/2021 às 06:56:45

O Comando de Policiamento Ambiental da Policia Militar do Amazonas, por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental, na tarde deste Domingo (02/04/2021), efetuou apreensão de pouco mais de 1t de minério de tantalita.




A ocorrência foi repassada via Disque-Denúncia 181 da SSP/AM, por volta de 12:30h, que informava que uma embarcação chegaria ao Porto de São Raimundo por volta de 15h, com carga de minério de tantalita, proveniente de extração ilegal em terras indígenas.


A tantalita possui alto valor comercial devido ao uso no mercado de eletrônicos. É ela quem dá origem ao tântalo, cujo beneficiamento se dá por meio de um processo minucioso. Depois de extraída, a rocha que contém o minério tantalita é britada e moída, seguindo para os processos de pré-concentração, concentração, flotação e envio para o forno siderúrgico onde é formada uma liga, pronta para uso no fim a que é necessário.




A equipe serviço deslocou até o local informado, onde a embarcação citada na denúncia, já estava no local e procedeu com a fiscalização no interior da embarcação. Durante este processo, foram localizados 40 (quarenta) sacos de fibra, onde foram acondicionadas porções que variavam de 16kg a 31kg de minério.


O responsável pelo minério não apresentou qualquer documentação válida de órgão competente, embora tenha exibido alvará de pesquisa, supostamente expedido pelo DNPM, porém, vencido há 4 meses, as notas fiscais exibidas apresentavam discrepâncias entre a carga exibida e à discriminação no documento, que não possuía informações suficientes para determinar a origem e o destino.


Em vista dos fatos narrados, o responsável pela carga, bem como o proprietário da embarcação, foram conduzidos até a Delegacia da Polícia Federal, onde o primeiro fora apresentado como autor e o segundo, como testemunha e onde foram tomadas todas as providências cabíveis.


ITENS APREENDIDOS:

? 1,027t de minério de tantalita


PREJUÍZO AO CRIME:

? R$ 279.344,00


Estimativa média do valor final do produto


O Comando e o Batalhão de Policiamento Ambiental orientam a população que executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença, ou em desacordo com a obtida configura Crime Ambiental, sujeitando seu(s) autor(es) às penalidades previstas na Lei.

Fonte: Polícia Militar do Amazonas

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3