Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

valor

André Brandão renuncia à presidência do BB



Situação do executivo deve ser definida nesta semana e, por tabela, a das apostas de sua gestão O atual presidente do Banco do Brasil (BB), André Brandão, entregou carta de renúncia ao cargo ao presidente Jair Bolsonaro. Ele permanece no posto até o final deste mês.

Conforme noticiou o Valor, Brandão pretendia deixar o cargo que ocupa há seis meses, incomodado com a crescente pressão política de Bolsonaro sobre as estatais. O executivo prefere sair por conta própria a esperar ser alvo de fritura como a enfrentada por Roberto Castello Branco na Petrobras.

Brandão manifestou sua decisão ao presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, que indicou seu nome, e para o ministro da Economia, Paulo Guedes. Este, por sua vez, levou a mensagem ao presidente Jair Bolsonaro, segundo fonte a par do assunto.

O presidente do BB já esteve na mira de Bolsonaro em janeiro, quando este decidiu demiti-lo por causa de um plano de reestruturação que resultaria no fechamento de agências. Campos e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, conseguiram reverter a decisão naquele momento, mas o estrago já estava feito.

Brandão não só ficou no cargo como conseguiu emplacar as medidas de reestruturação, que, na prática, não resultariam na saída do BB de nenhum município. No entanto, ele próprio reconheceu que não conseguiu apresentar pessoalmente o plano para Bolsonaro - num sinal evidente do distanciamento de ambos.

VALOR ECONOMICO

Valor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!