amazon 1

Rio quer vacinar idosos de 70 anos até fim de março e não descarta novas restrições

Por Raimundo Bezerra em 17/03/2021 às 09:19:28


Secretário municipal de Saúde ressaltou a importância da população carioca em cumprir os protocolos de segurança para prevenir contaminação por covid-19 O secretário municipal de Saúde da cidade do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, afirmou nesta quarta-feira que a prefeitura da capital fluminense tem como meta vacinar contra covid-19 todos os idosos de 70 anos ou mais na cidade até fim de março.

O objetivo pode ser cumprido a partir da expectativa de entrega de novas doses pelo Ministério da Saúde, informou Soranz. Além disso, o secretário detalhou que, caso o cenário de transmissão da doença piore na capital, a prefeitura não descarta intensificar medidas de restrição na capital como forma de diminuir contaminação pela doença.

Em entrevista ao jornal "Bom Dia Rio", da TV Globo, Soranz detalhou novo calendário de vacinação na capital fluminense, válido até sábado e veiculado ontem pela prefeitura do Rio. Hoje, 17 de março, idosos de 76 anos poderão ser vacinados com primeira dose; na quinta-feira, 18 de março, será a vez de mulheres de 75 anos e, na sexta, de homens de 75 anos. No sábado poderão ser vacinados idosos de 75 anos ou mais, uma espécie de "repescagem" para atender àqueles que não se vacinaram durante a semana.

"Nosso calendário está mantido até sábado" afirmou ele, acrescentando que a secretaria continua a organizar aplicação de segunda dose, para todos aqueles que já tomaram primeira dose do imunizante. "Muito provavelmente no sábado, ou na sexta, anunciaremos calendário da próxima semana" afirmou.

Ele explica que hoje ocorrerá conversa com o Ministério da Saúde para saber quantidade de novas remessas de vacinas destinada à cidade do Rio. "Quando soubermos disso, teremos cronograma de entrega de doses para lançar calendário para o mês todo" disse, afirmando que, com isso, a ideia é terminar o mês de março com todos os idosos acima de 70 anos vacinados, na cidade do Rio.

Ele comentou que, em sua análise e a partir de dados da secretaria de saúde, a vacinação tem sido importante para diminuir internação de idosos acima de 90 anos. De acordo com ele, houve recuo de 30% de internações em pessoas dessa faixa etária em fevereiro e "em março, tivemos quatro dias sem internação de ninguém com mais de 90 anos. Isso é efeito da vacinação" afirmou ele.

Em sua fala ao jornal, o secretário ressaltou a importância da população carioca em cumprir os protocolos de segurança para prevenir contaminação por covid-19. Ao falar sobre o avanço da doença na capital fluminense, Soranz informou que, na capital, os dados atualizados até o momento evidenciam uma taxa de transmissão de covid-19 de 0,8 na cidade do Rio, ou seja, não chega à pontuação de 1 - quando uma pessoa transmite para uma outra pessoa.

Entretanto, ele não descartou que essa taxa de transmissão possa subir na cidade. O secretário informou que a secretaria detectou aumento de 15% em atendimento de pessoas com sintoma da doença em unidades de emergência e unidades primárias de atendimento na cidade. Soranz informou que, se esse ritmo continuar, a prefeitura não descarta intensificar medidas de restrição de circulação social e de atividades de comércio e serviços na cidade, já implantadas por decreto há duas semanas.

"Estamos analisando os números ainda todos os dias. Nessa semana consolidamos nossos dados na quinta-feira [amanhã] e decidir se vamos aumentar medidas restritivas. Elas são muito necessárias e salvam vidas" afirmou.

Soranz informou ainda que, de todas as internações na cidade do Rio, 82% são de pessoas acima de 60 anos. Por isso a prefeitura, além das medidas restritivas, tem trabalhado para "vacinar essa faixa etária o mais rápido possível".

Em portal na internet disponibilizado pela prefeitura do Rio, que fornece informações sobre panorama de covid-19 na cidade, o total de casos confirmados de covid-19 e atualizados até 16 de março na capital fluminense atinge 214.607, com 19.439 óbitos pela doença.

Também são contabilizadas, na cidade do Rio, 475.407 pessoas vacinadas, sendo que, desse total, 185.295 com segunda dose. O cálculo da prefeitura do Rio é de que 7% do total da população carioca já foi vacinada com primeira dose - sendo que, na faixa de idosos acima de 60 anos, esse porcentual de vacinados é de 28,4%, até às 21h45 do dia 16 de março.

No estado do Rio, já foram vacinados contra covid-19 773.279 pessoas com dados atualizados até 23h em 16 de março, de acordo com portal "Vacinômetro" disponibilizado na internet pelo governo fluminense.

Fonte: VALOR ECONOMICO

Tags:   Valor
Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3