amazon 1

Doria diz que governo de SP vai retomar hospital de campanha

Por Raimundo Bezerra em 05/03/2021 às 14:40:41

"-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/REC-html40/loose.dtd">


O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), informou há pouco que, na próxima segunda-feira, será anunciado o retorno de hospitais de campanha em São Paulo. “O governo de São Paulo vai anunciar na próxima segunda-feira um hospital de campanha”, disse ele, que se queixou também da falta de repasses do governo federal para manter os equipamentos.

Segundo Doria, o Ministério da Saúde não cumpriu ainda a ordem dada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), reabilitando leitos de UTI. São Paulo e outros Estados recorreram ao Supremo para o retorno dos pagamentos, o que foi deferido.

“Queria registrar e lembrar ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e aos seus secretários, que vocês não estão acima da lei. Portanto, obedeçam à determinação da ministra do STF, do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber”, observou Doria.

“A desobediência à lei e à Corte Suprema, eu espero que não tenha que explicar a vocês quais são as consequências disso, pois o Ministério da Saúde não pagou pelos leitos de UTI de São Paulo, da Bahia, do Maranhão, e a partir de ontem também do Ceará”, afirmou.

“O Brasil contabiliza 260.970 mortes, infelizmente são 1.699 mortes nas últimas 24 horas. Em São Paulo, temos 2,93 milhões de pessoas acometidas pela covid e já temos 61.064 pessoas que perderam sua vida”, disse o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn.

A taxa de ocupação de leitos de UTI é de 77,4% no Estado de São Paulo, e de 79,1% na Grande São Paulo, informou o secretário. “Eu quero reforçar para vocês entenderem a velocidade de instalação dessa doença. Na semana passada, no dia 22, segunda-feira, 11 dias atrás, nós tínhamos 68,8% de ocupação na Grande São Paulo. Portanto, estamos 10% a mais daquilo que vimos há 10 dias. E em todo o Estado, nós tínhamos 66%, um aumento de 11,4%”, detalhou.

Segundo ele, o Estado passou de 6.410 pessoas internadas em UTIs, para 7.892. A cada dois minutos, três pacientes no Estado de São Paulo são internados, seja em UTIs ou enfermarias, ressaltou o secretário. São cerca de 130 novas admissões por dia.

Hospital de campanha que foi construído no estádio do Pacaembu em março de 2020, em São Paulo

AP Photo/Andre Penner

Fonte: VALOR ECONOMICO

Tags:   Valor
Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3