amazon 1

21 Estados e o DF destinam mais de 50% da receita para pagar pessoal, diz Tesouro

Por Raimundo Bezerra em 21/12/2020 às 14:00:35


O Rio Grande do Sul lidera a lista, com 77% da receita total comprometida

Adriano Machado/Bloomberg

De janeiro a outubro deste ano, 21 Estados e o Distrito Federal destinaram mais da metade da receita total ao pagamento de gastos de pessoal e encargos sociais. Os dados são do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) com foco nos Estados e Distrito Federal, divulgado nesta segunda-feira pelo Tesouro Nacional.

O Rio Grande do Sul lidera a lista, com 77% da receita total comprometida com o pagamento de pessoal e encargos sociais. É seguido por Rio Grande do Norte (72%), Rio de Janeiro (65%) e Tocantins (65%).

Também destinam mais da metade das receitas para esses gastos: Paraíba, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Pernambuco, Acre, Santa Catarina, Mato Grosso, Distrito Federal, Alagoas, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Piauí.

O Estado que menos compromete sua receita com pessoal e encargos sociais é o Amapá, com 40%. Dezenove Estados destinam menos de 5% da receita para os investimentos.

Até outubro, as despesas liquidadas do Rio Grande do Sul em relação à receita total ultrapassavam 100%. Assim, há déficit no balanço orçamentário.

Fonte: VALOR ECONOMICO

Tags:   Valor
Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3