amazon 1

Fragmento de bala encontrado em menina morta em Caxias será confrontado com armas de policiais

Por Raimundo Bezerra em 10/12/2020 às 22:20:57

Na segunda-feira (7), o governador em exercício Cláudio Castro (PSC) reuniu-se com familiares das vítimas e prometeu "transparência total" de todos os exames balísticos.

"Vamos fazer com transparência total para saber de que arma que foi, quem estava apontando. Se foi da parte da polícia, será descoberto; se não foi, a gente vai caçar quem foi", disse à família.

Na terça-feira (8), reportagem do jornal O Globo mostrou que o consumo de munição do 15º BPM (Duque de Caxias), onde são lotados os policiais investigados pelas mortes, disparou nos últimos meses.

A reportagem afirma que em novembro a unidade descartou 6.238 cartuchos de fuzil usados por agentes em serviço, segundo mapas de munição do batalhão. De acordo com a publicação, a quantidade é 75% maior do que a eliminada em setembro e mais de três vezes maior do que a eliminada em julho.

Em resposta, a até então porta-voz da Polícia Militar, tenente-coronel Gabryela Dantas, publicou um vídeo nas redes sociais da corporação atacando o repórter Rafael Soares, o que gerou uma série de outras agressões na internet contra ele.

Na gravação, a tenente-coronel diz que o jornalista agiu "de forma maldosa", que a matéria é mentirosa, uma ilação "covarde e inescrupulosa".

"A quem interessa essa desconstrução de estado soberano, promovendo dúvidas e inversão de valores?", questiona.

Após reação negativa e notas de repúdio de associações de imprensa, a Polícia Militar apagou o vídeo e escreveu que, ao personalizar o descontentamento em um repórter, a corporação "ultrapassou um limite que feriu o equilíbrio de sua atuação".

Nas redes sociais, o governador em exercício, Cláudio Castro, afirmou que defende o diálogo com a imprensa. Disse, ainda, que "é preciso preservar e respeitar ambos os lados".

Ele determinou nesta quarta-feira (9) a exoneração da tenente-coronel, que deixou o posto de porta-voz da corporação. À noite, no entanto, ela foi nomeada comandante do do 23º BPM (Leblon).

Publicado primeiro em Banda B » Fragmento de bala encontrado em menina morta em Caxias será confrontado com armas de policiais

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3