amazon 1

Mercado Livre cresceu e ganhou participação na Black Friday, diz presidente

Por Raimundo Bezerra em 02/12/2020 às 12:40:37


Em ano atípico, quatro dias da promoção mostraram salto de 130% nas vendas brutas totais da plataforma, que historicamente não tinha fatia grande, disse Stelleo Tolda O presidente do Mercado Livre, Stelleo Tolda, afirmou na Live do Valor desta quarta-feira que a empresa conseguiu ganhar participação de mercado na Black Friday deste ano. Segundo ele, historicamente a participação da companhia não era tão relevante no evento promocional, mesmo com a plataforma de vendas sendo líder no comércio on-line brasileiro.

Neste ano, os quatro dias de Black Friday (quinta-feira a domingo) registraram crescimento nas vendas brutas totais do Mercado Livre de 130% na comparação com o mesmo período de 2019. As estimativas de mercado consideram que o varejo on-line cresceu 25% em vendas, mas excluem a varejista on-line. Se considerada, agentes de mercado calculam que o crescimento foi de até 45%.

"Crescemos e ganhos participação em termos relativos de mercado, muito pela logística", disse Tolda. Ele também atribuiu o crescimento a um trabalho de gestão mais próximo das empresas que vendem na plataforma, participando "mais ativamente da formação de preço, que, até então, ficava muito a critério dos vendedores." Ele destacou ainda o maior investimento em marketing.

Estreia

Outra novidade foi a entrada do Mercado Livre na venda própria, ou no chamado segmento 1P. Foi o primeiro ano da companhia como vendedora na Black Friday.

"Nossa atividade de 1P é muito recente, coisa de um ano", destaca Tolda. Ele explica que a entrada no segmento está relacionada ao estoque. "Essa foi uma Black Friday de dificuldade de estoque, foi um ano atípico na cadeia de suprimentos. Atuar como vendedor nos garantiu ter estoques e competitividade de preço."

Questionado sobre concorrer com os vendedores da plataforma, Tolda afirmou que a empresa procura atuar em segmentos em que seus vendedores têm pouca atuação, e citou o exemplo das varejistas tradicionais que fizeram o caminho inverso e adotaram o modelo de marketplace (shopping virtual) em seus sites de vendas. "Quando a gente olha para o mercado como um todo, já temos players do varejo 1P entrando no 3P [marketplace], com o 3P ganhando participação. E nem por isso tem causado embaraço e problemas."

Reprodução

Fonte: VALOR ECONOMICO

Tags:   Valor
Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3