amazon 1

Bolsas da Europa fecham em alta e têm quarta semana de ganhos

Por Raimundo Bezerra em 27/11/2020 às 14:40:35


Apesar de incertezas de curto prazo relacionadas ao avanço global da pandemia, o clima nos mercados continua positivo, com os investidores otimistas sobre o desenvolvimento de vacinas contra a covid-19 Os principais índices europeus fecharam o pregão em alta e acumularam a quarta semana consecutiva de ganhos. Apesar de incertezas de curto prazo relacionadas ao avanço global da pandemia, o clima nos mercados continua positivo, com os investidores otimistas sobre o desenvolvimento de vacinas contra a covid-19.

O índice Stoxx 600 subiu 0,41%, aos 393,23 pontos e registrou ganhos de 0,93% na semana. Em Frankfurt, o DAX subiu 0,37%, a 13.355,68 pontos e o FTSE 100, de Londres, teve alta de 0,07%, a 6.367,58 pontos. Em Paris, o CAC 40 avançou 0,56%, aos 5.598,18 pontos. Em Milão e Madri, as referências subiam 0,68% e 1,06%, respectivamente.

O noticiário relacionado às vacinas segue como pano de fundo da recente valorização dos índices acionários globais no mês de novembro. Até o momento, o Stoxx 600 acumula ganhos de cerca de 15% no período.

O otimismo segue mesmo após as questões levantadas sobre os recentes dados de eficácia da vacina experimental da Astrazeneca, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford.

A farmacêutica britânica disse no início desta semana que a vacina foi cerca de 90% eficaz quando os voluntários receberam meia dose, seguida por uma dose completa um mês depois, mas 62% eficaz quando duas doses completas foram administradas.

"A AstraZeneca buscou amenizar as preocupações sobre sua vacina, já que o preço de suas ações continua caindo devido a questões sobre sua eficácia. A empresa confirmou que mais testes continuarão, mas isso não deve atrasar a aprovação da vacina antes do fim do ano no Reino Unido e na União Europeia, embora o atraso possa ocorrer nos EUA", afirmou Craig Erlam, analista de mercados da Oanda. As ações da AstraZeneca fecharam em leve alta de 0,28% hoje.

No noticiário relacionado ao avanço da pandemia, o crescimento no número de casos confirmados de covid-19 começou a diminuir na França, Espanha, Itália e Reino Unido.

Na Alemanha, o crescimento diminuiu ligeiramente a nível nacional, visto que o avanço de casos passou a recuar lentamente em alguns dos estados mais populosos do país. No entanto, alguns dos estados relativamente menos populosos continuam a ver um aumento diário de casos por milhão.

"Novas hospitalizações em todos esses países estão exibindo as mesmas tendências de crescimento de casos. As taxas de testes positivos parecem ter atingido seu pico na França, Espanha, Itália e Reino Unido. O número de novas fatalidades também parece ter diminuído na França e na Espanha", afirmam analistas do Goldman Sachs.

O governo do Reino Unido também anunciou medidas ontem para conter a disseminação do vírus, já que os níveis de infecção continuam elevados, com a Inglaterra dividida em grupos que determinam o escopo das limitações de atividade. Paralelamente à pandemia, as negociações entre os negociadores do Reino Unido e da União Europeia sobre um acordo comercial continuam, com ambas as partes tendo apenas algumas semanas, na melhor das hipóteses, para chegar a um acordo.

"A incerteza em torno do Brexit e do sistema de níveis de restrição à atividade, que é um pouco mais difícil de ser implementado, superam qualquer otimismo com a vacina", disse Michael Hewson, analista-chefe de mercado da CMC Markets.

Entre as ações europeias, o Banco de Sabadell despencou mais de 12,94% e o Banco Bilbao Vizcaya Argentina subiu 4,99% depois que os bancos espanhóis cancelaram suas negociações de fusão devido a desacordos sobre preços.

Michal Probst/AP

Fonte: VALOR ECONOMICO

Tags:   Valor
Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3