amazon 1

Isolamento social segue baixo em SP, mesmo com alta de casos de covid-19

Por Raimundo Bezerra em 18/11/2020 às 11:40:40


Dados de geolocalização do Google e da Inloco baseiam-se na coleta de informações de celulares Dados de geolocalização do Google e da Inloco mostram que o aumento de casos de contaminação pelo novo coronavírus no Estado de São Paulo e no Brasil ainda não foi acompanhado de um aumento do isolamento social. Ambas as ferramentas se baseiam na coleta de informações de celulares.

De acordo com o mais recente relatório de mobilidade comunitária do Google no último dia 13, a movimentação de pessoas nos segmentos de varejo e lazer em São Paulo registrava queda de 21% na comparação com a primeira semana de fevereiro, antes das medidas de isolamento social. Em 13 de outubro, a queda era de 27%. Em mercados e farmácias, o movimento era 16% maior, ante aumento de 11% em outubro.

Passageiros usam máscaras no metrô em São Paulo - coronavírus, pandemia, covid-19

AP Photo/Andre Penner

O transporte público do Estado registrava uma queda menor na circulação de pessoas (-14%) em novembro que em outubro (-17%). Nesse período, não houve mudança de fase do Plano São Paulo, que aumenta ou reduz as medidas de isolamento conforme indicadores de disseminação do coronavírus.

No país, o movimento no varejo e nos equipamentos de lazer era 15% menor em 13 de novembro, ante uma redução de 21% em 13 de outubro. Nos supermercados e farmácias, o movimento era 21% maior, ante 15% maior que no mês anterior.

Na ferramenta da Inloco, chamada Índice de Isolamento Social (IIS), que abrange todo o país, o indicador chegou a 37,2% na terça-feira, ante 36,9% na mesma data (17 de novembro) do ano anterior. A menor taxa de isolamento desde o início da pandemia ocorreu em 16 de outubro, quando chegou a 33,2%.

Nos fins de semana, a taxa costuma aumentar para níveis entre 44% e 46%, algo que se mantém desde setembro. No auge do isolamento, entre o fim de março e o início de abril, as taxas maiores chegavam a 60% e as menores ficavam perto de 50%.

No Estado de São Paulo, a taxa de isolamento era de 36,2% na terça-feira, ante 36,7% na mesma época do mês passado. No fim de outubro, era de 35%. Os índices de isolamento do governo de São Paulo também mostram números praticamente estáveis: 40% na terça-feira, contra 41% na mesma época em outubro na capital paulista e o mesmo indicador no Estado.

Fonte: VALOR ECONOMICO

Tags:   Valor
Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3