amazon 1

Governo anuncia três novas delegacias cidadãs na RMC; descubra onde serão

Por Raimundo Bezerra em 18/09/2019 às 18:40:12

O pacote de obras contará com um investimento de cerca de R$ 12 milhões. Elas serão custeadas com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O governador Ratinho Júnior afirmou que assumiu a gestão com "o maior número de presos em delegacias do país" e salientou que isso precisa ser equacionado para promover tratamento penal adequado e liberar os policiais para atuarem no combate ao crime.

"Ao longo do tempo o Paraná acabou não construindo cadeias públicas. Agora faremos esses grandes investimentos para esvaziar as delegacias", disse Ratinho. "Queremos diminuir esse deficit e ampliar a construção de presídios, o que, inclusive, discuti com o ministro Sergio Moro, da Justiça e da Segurança Pública, na sua recente vinda ao Paraná, na segunda-feira".

Segundo o diretor do Depen, Francisco Caricati, as novas unidades vão receber prioritariamente os presos provisórios. "A questão de excedente nas cadeias não se resume a vagas. Envolve tratamento penal, julgamento dos presos, é tudo muito complexo. Estamos trabalhando na frente de construção de presídios, mas também na ressocialização, para ele sair de forma qualificada", complementou.

De acordo com aprefeita de Colombo, Beti Pavin, a nova delegacia será de fundamental importância pára combater a violência no município. "Trata-se de uma obra moderna, dentro de uma área bem localizada. Nós temos certeza de que Colombo terá um grande avanço nos índices de segurança, pois essa delegacia cidadã conta com toda a infraestrutura necessária, inclusive com a possibilidade da primeira delegacia da mulher da nossa cidade", afirmou em entrevista à Banda B.

Já Gerson Colodel, prefeito de Almirante Tamandaré, afirmou que no caso do município será feita a "aposentadoria" de uma antiga delegacia que funciona na região. "É uma obra de 1.500m², em valor de 4 milhões 300 mil reais. Ela será de fundamental importância, pois estamos na região metropolitana e temos muitos problemas de violência, principalmente contra a mulher", admitiu Colodel.

Já a Delegacia de Araucária funciona em sede própria, mas vai começar a funcionar em um novo prédio, que será construído na Rua Santa Catarina, 580. A nova unidade contará com estrutura física quatro vezes maior do que a atual.

As unidades serão do padrão II de delegacia, com 1.290,35 metros quadrados. Elas permitirão fornecer um melhor atendimento à população paranaense, separando pessoas em vulnerabilidade, como crianças, idosos e mulheres, do público geral. As delegacias também terão salas de delegados, de reuniões e demais departamentos administrativos, além de sala de atendimento ao público, plantão, investigação e cartório.

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3