amazon 1

Planalto elege dois culpados principais por crise do INSS

Ministros do Palácio do Planalto veem dois personagens do governo como os principais responsáveis pela crise das fraudes no INSS

Por Milena Teixeira em 11/05/2025 às 18:59:51

Ministros do PalĂĄcio do Planalto elegeram dois personagens do governo como os principais responsĂĄveis pela crise da fraude do INSS. O esquema foi descoberto após uma série de reportagens do Metrópoles.

Para o Planalto, um dos culpados seria o chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius de Carvalho. A avaliação é de que ele deveria ter comunicado o caso ao núcleo duro do governo, e não apenas notificado o INSS.

O próprio chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse em entrevista que Vinicius falhou ao não alertar "ao nível de ministro" assim que surgiram as primeiras desconfianças das fraudes no INSS.

"O papel da Polícia Federal é apurar o crime. O da Controladoria é impedir o crime. São naturezas diferentes. A Controladoria-Geral tem o papel de evitar o problema, apontar falhas de procedimentos", afirmou o ministro ao jornal O Globo.

Outro apontado por integrantes do Planalto como culpado é o ex-ministro da PrevidĂȘncia Carlos Lupi (PDT), que pediu demissão em 2 de maio, após passar por um processo de fritura interna dentro do próprio governo.

Na avaliação de ministros palacianos, Lupi não teve competĂȘncia para gerir a crise. Além disso, o pedetista teria cometido o erro de defender publicamente o ex-chefe do INSS Alessandro Stedanutto, que foi demitido.

Metrópoles revelou escândalo do INSS

O escândalo do INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social, foi revelado pelo Metrópoles por meio de em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023.

TrĂȘs meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude na filiação de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal. Também provocaram a demissão do presidente do INSS e do então ministro da PrevidĂȘncia, Carlos Lupi.



Texto: Milena Teixeira
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

ComentĂĄrios

AMAZON 3