amazon 1

Onça é capturada em pesqueiro onde homem foi atacado e morto no Pantanal

Macho pesa 94 kg e está sendo monitorado. Animal foi encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres

Por Divulgação em 24/04/2025 às 15:33:18

Mato Grosso do Sul - A equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) capturaram, na madrugada desta quinta-feira (24), uma onça-pintada macho que rondava o pesqueiro onde Jorge Avalo, de 60 anos, foi atacado e morto no Pantanal de Aquidauana (MS), na última segunda-feira (21).

O animal foi encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande (MS), onde exames vão determinar se o animal capturado é o mesmo responsável pela morte do caseiro.

De acordo com o governo do Mato Grosso do Sul, o macho pesa 94 kg, agora está sendo monitorado – temperatura e frequência cardíaca –, e deve passar por avaliação veterinária em Campo Grande.

"Vamos avaliar e tentar entender o que aconteceu", disse o pesquisador Gediendson Araújo, que participou da captura da onça.

No momento da captura, foram instalados um acesso venoso e um monitor de frequência cardíaca e temperatura na onça. "Dá pra ver que o animal está bem magro", comentou o pesquisador.

O caso permanece sob investigação e são consideradas as seguintes hipóteses: comportamento defensivo, escassez de alimento, período reprodutivo do animal ou atitude involuntária da vítima que motivou o ataque.

Morte

O corpo do caseiro Jorge Avalo, de 60 anos, morto após ser atacado por uma onça, foi encontrado nesta terça-feira (22) por uma equipe da PMA, às margens do rio Miranda, no Pantanal de Aquidauana. Os rastros de sangue levaram os policiais até uma toca, onde estavam os restos mortais da vítima.

Uma semana antes do ataque, Avalo apareceu em um vídeo, alertando sobre a presença de onças no local. Um homem não identificado grava a situação e chama a vítima de "cunhado".

Durante a filmagem, os dois falaram que os felinos pareciam estar brigando. O homem brinca e diz que o animal pode atacar Avalo: "A onça vai comer o Jorge!". "Não vai comer, não!", responde.

Segundo a PMA, a denúncia foi feita por um guia de pesca local, que havia se dirigido ao rancho para adquirir mel com o caseiro. Ao estranhar sua ausência, encontrou vestígios de sangue e pegadas de animal silvestre de grande porte nas proximidades.

Na segunda, a PMA informou que Jorge Avalo morreu após ser atacado por uma onça, depois de encontrar partes do corpo no local do ataque. Na terça, outras partes do cadáver foram localizadas em uma toca do animal, em uma área de mata fechada, a cerca de 300 metros do rio. As pegas do felino foram vistas perto dos restos mortais da vítima.



Foto: Divulgação
Texto: Redação O DIA

Fonte: Redação O Dia

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3