amazon 1

Áudio revela pedido de piloto

Piloto que aguardava para decolar do Aeroporto Campo Marte, em SP, escutou conversa entre torre e avião que caiu em avenida de SP

Por Artur Rodrigues, Leonardo Amaro em 08/02/2025 às 09:48:36

São Paulo — Um áudio obtido pelo Metrópoles de um piloto que aguardava para decolar no Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, revela que o avião que caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na zona oeste da capital, na manhã desta sexta-feira (7/2), havia pedido autorização para retornar ao aeroporto assim que decolou. Um minuto depois desta comunicação, às 7h18, ocorreu a queda da aeronave.



O áudio indica que o piloto detectou um problema e comunicou à torre de controle. "O cara decolou na minha frente. Tô aguardando aqui uns 15 minutos ou 20. A torre mandou aguardar. Ele [piloto do avião que caiu] não declarou emergência, ele falou: "torre, solicito retorno imediato [prefixo do avião]. Aí não falou mais nada. A torre tentou chamar ele, mas nada. Eu tô no ponto de espera aqui, mas depois logo vi a fumaça. Complicado, triste", relata o piloto.


O que aconteceu


- O acidente aconteceu por volta das 7h20, próximo aos centros de treinamento do Palmeiras e do São Paulo.

- Segundo o Corpo de Bombeiros, os dois ocupantes da aeronave morreram carbonizados, sendo o piloto, Gustavo Medeiros, e o advogado gaúcho Márcio Louzada Carpena, dono do avião.

- O avião, um modelo King Air F-90 com capacidade para oito passageiros, decolou do aeroporto Campo de Marte com o piloto e o advogado, e tinha como destino a cidade de Porto Alegre (RS).

- A aeronave, de prefixo PS-FEM, estava registrada no nome da empresa Máxima Inteligência Operações Estruturadas e Empreendimentos, e atingiu um ônibus da viação Santa Brígida, que ficou em chamas.

- Ao menos seis pessoas que estavam em solo ficaram feridas.

- A Avenida Marquês de São Vicente foi totalmente bloqueada, nos dois sentidos.

- O Cenipa está no local investigando as causas do acidente.


O Metrópoles entrou em contato com o Aeroporto Campo de Marte, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestações.




Texto: Artur Rodrigues, Leonardo Amaro
Foto: Prefeitura de SP/Reprodução

Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3