Morreu, na noite dessa quarta-feira (30/10), o pianista Arthur Moreira Lima, aos 84 anos. A família do músico confirmou a informação, após duas semanas de internação no Imperial Hospital de Caridade, em Florianópolis (SC). Ele lutava contra um câncer no intestino.
O velório está previsto para esta quinta-feira (31/10) no Jardim da Paz, também na capital catarinense.
Arthur Moreira Lima, considerado um dos maiores pianistas brasileiros, nasceu no Rio de Janeiro, em 1940. Ele começou a estudar piano aos 6 anos, sendo aluno de Lúcia Branco, também professora de Tom Jobim e Nelson Freire.
O pianista estudou música na França e na antiga União Soviética. Em Varsóvia, na Polônia, em 1965, ficou em segundo lugar no concurso internacional de piano considerado o mais prestigiado do mundo, o Frédéric Chopin.
Consagrou-se também em diversas outras disputas, como a Competição Internacional Tchaikovsky, de 1970, ficando em terceiro lugar.
Arthur Moreira Lima é considerado um grande intérprete de compositores românticos, como Chopin e Liszt, e de obras modernistas de compositores como Prokofiev e Villa-Lobos.
Notabilizou-se também como um intérprete da música popular brasileira, gravando Ernesto Nazareth e clássicos do repertório do choro e do samba.
Na carreira, gravou mais de 100 discos e fez centenas de apresentações em diversos países. Com a proposta de levar o piano a locais como periferias, cidades do interior e escolas públicas, atuou no projeto "Piano pela Estrada".
Texto: Guilherme Goulart
Foto: Reprodução/Redes sociais
Fonte: Metrópoles