amazon 1

Ciclone extratropical provoca tempestades em 3 regiões. Saiba quais

Segundo o Inmet, 14 estados serão atingidos por chuvas intensas, de 100 mm/dia, ou tempestades com ventos intensos de até 100 km/h

Por Laura Braga em 24/10/2024 às 07:18:59

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, que enfrentarão tempestades nesta quinta-feira (24/10). De acordo com o órgão, as chuvas são provocadas por um ciclone extratropical no Oceano Atlântico.


Segundo o Inmet, 14 estados serão atingidos por chuvas intensas ou tempestades nesta quinta-feira: Acre, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins, além do Distrito Federal. Destes, cinco têm bandeiras laranja ("perigo") ou vermelha ("grande perigo"): Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.


O aviso indica com chuvas de 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h. Áreas vermelhas têm grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.


O ciclone pode causar ventos fortes e tempestades severas com potencial de danos até esta sexta-feira (25/10).


Ciclone extratropical


Este tipo de fenômeno é gerado por um grande contraste térmico entre massas de ar, resultando em uma área de baixa pressão que favorece a formação de nuvens carregadas, trazendo chuvas intensas e rajadas de vento superiores a 100 km/h no centro.


Embora ciclones extratropicais sejam comuns na região entre Argentina, Uruguai e Brasil, principalmente no inverno, eles também podem ocorrer na primavera, devido ao encontro de massas de ar quente e frio.


O impacto deste ciclone será agravado pela proximidade com a costa e pela queda acentuada da pressão atmosférica em seu centro, aumentando os riscos. A pior instabilidade deve ocorrer até esta sexta, quando o ciclone se consolidará e se intensificará.



Texto: Laura Braga

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)



Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3