Quem cresceu com os avós pode ter escutado, em algum momento, sobre não comer banana à noite por ser um alimento "forte" ou pesado. Algumas mães repercutem o comentário até hoje. Diante da curiosidade, a coluna Claudia Meireles foi atrás de saber se está liberado ou não o consumo da fruta no período noturno.
A nutricionista Cibele Santos, de Brasília, foi acionada para responder ao questionamento. De acordo com a especialista, está autorizado comer a fruta no turno noturno. "A banana pode ser muito benéfica ao organismo, sim, quando consumida no período da noite", explica.
Entretanto, Cibele fez um adendo quanto à ingestão da fruta. Ela aconselha "consumir a banana com moderação" durante a noite. "Não se alimente muito próximo à hora de dormir, pois pode causar má digestão, azia e/ou refluxo", salienta a nutricionista.
A especialista em nutrição esclarece sobre a banana trazer alto teor de triptofano, hormônio responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento. "É uma fruta rica em fonte de potássio e magnésio, minerais que desempenham papéis vitais no funcionamento do sistema nervoso", menciona.
Outro benefício dos nutrientes presentes na banana envolve contribuir com a "contração e relaxamento do músculo esquelético e cardíaco", conforme Cibele. Ela sugere consumir a fruta no café da manhã e entre as refeições. "É uma boa opção para lanches, por ser um alimento de rápida absorção, fornece energia e saciedade", indica.
Texto: Marina Ferreira, Claudia Meireles
Foto: Antonio_Diaz/Getty Images
Fonte: Metrópoles