A Prefeitura de Manaus está renovando a frota do transporte coletivo na capital, são quase 400 ônibus novos que já foram entregues à população desde 2021, e, além do conforto, os novos veículos possuem tecnologia que agride menos o meio ambiente, chamada de sistema Euro 6. Essa tecnologia foi adotada pela União Europeia para redução da emissão dos gases poluentes, alcançando a marca de 70% menos emissões.
Esses ônibus passaram a ser comercializados no Brasil em 2023, após regulamentação aprovada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que implementou o Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve P8). A prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), adquiriu 155 veículos com o sistema Euro 6.
"Investimos bastante na melhoria do transporte coletivo em Manaus, um conjunto de forças para renovação da frota, e agora com a tecnologia dos modelos de ônibus Euro 6, que são veículos mais sustentáveis e que agridem menos o meio ambiente. Dessa forma nós oferecemos mais conforto, segurança e também cuidamos da saúde da nossa população", enfatizou o prefeito David Almeida.
A principal marca desses veículos é a redução de 75% da emissão de óxido de nitrogênio, que é o principal causador do chamado efeito estufa, que destrói a nossa camada de ozônio, responsável pela proteção do planeta contra radiações nocivas aos seres vivos. Há ainda a redução de 70% na emissão de hidrocarbonetos, e de 50% menos material particulado, além de deixar de emitir cerca de 219 Kg de dióxido de carbono (CO2) por mês.
A redução drástica na emissão de poluentes contribui na melhoria da qualidade do ar e para a saúde pública, reduzindo os impactos no sistema respiratório. Isso demonstra o compromisso da gestão municipal em reduzir o impacto ambiental, buscando soluções mais sustentáveis no sistema de mobilidade urbana.
A frota operante atual do sistema público de mobilidade urbana da capital é de 1.120 veículos, com cerca de 800 veículos na frota circulante, sendo que a metade possui ar-condicionado. A renovação da frota foi de 36% desde o início da gestão atual, com 383 novos ônibus entregues à população.