Ao menos dois botos encalharam em um lago do Rio Araguaia, no município de Luiz Alves, em Goiás. Vídeo feito por um morador da região mostra os bichos tentando se movimentar na água, mas sem sucesso. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semad) na última sexta-feira (30/8).
Conforme a secretaria, um biólogo da pasta foi enviado ao local juntamente com uma pesquisadora e um médico veterinário da organização não governamental World Wide Fund for Nature (WWF). O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também está envolvido na ação.
No local, eles fizeram acompanhamento da temperatura da água. O objetivo de obter a informação é poder entender se a alta temperatura do corpo hídrico estaria motivando os botos a buscar o leito do Araguaia. O resultado da aferição resultou em um dado considerado ameno.
Neste sábado (31/8), a pasta divulgou que, ao chegar ao lago de Luiz Alves, a equipe verificou que os dois botos não estavam mais no lago. O grupo acredita que os animais saíram, possivelmente à noite, pois houve uma elevação no nível do manancial.
Os botos de água doce, que são mamíferos aquáticos, como o boto-cor-de-rosa, são classificados por alguns pesquisadores como as espécies mais primitivas de golfinhos.
Texto: Deivid Souza
Foto: Reprodução
Fonte: Metrópoles