Um incêndio dentro de um barco no Rio Negro, em Manaus (AM) matou ao menos três pessoas, neste sábado (27/7). De acordo com o governo do Amazonas, 58 pessoas ficaram feridas e foram resgatadas com vida, porém, não é possível precisar o número exato de desaparecidos, pois a embarcação não tinha lista de passageiros.
O acidente aconteceu no início da madrugada deste sábado (27/7). A embarcação saiu do Porto de Manaus e estava a caminho do município de Santa Isabel do Rio Negro, interior do estado, quando o acidente ocorreu, nas proximidades da Comunidade Santa Maria. A localidade fica a cerca de 40 minutos da capital amazonense.
Inicialmente, o governo já havia confirmado a morte de uma idosa, aos 76 anos. Mais tarde, o Corpo de Bombeiros atualizou o número de vítimas para três. Os demais mortos são uma mulher, de 70 anos, que teve o corpo encontrado a 15 km do local do incêndio, e um adolescente, que foi encontrado carbonizado embaixo da embarcação.
Os corpos foram resgatados para o Pelotão Fluvial e encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML), na Zona Norte da capital. A liberação dos corpos para as famílias deve ocorrer nas próximas horas.
Busca por desaparecidos
Cerca de 20 homens trabalham no local, incluindo mergulhadores. A expectativa é de que o trabalho continue durante este domingo (28/7), em busca de desaparecidos.
Segundo a Marinha, será instaurado um inquérito administrativo a fim de apurar as causas, circunstâncias e possíveis responsáveis pela tragédia.
"Assim que concluído, e cumpridas as formalidades legais, o inquérito será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação, dando vista à Procuradoria Especial da Marinha, para que adote as medidas previstas no Art. 42 da Lei nº2.180/54", disse o 9º Distrito Naval, em nota.
Barco em chamas
Segundo testemunhas, a embarcação foi tomada pelo fogo e as chamas se alastraram rapidamente, o que causou a interrupção no funcionamento do maquinário. Por isso, as luzes foram apagadas e toda embarcação ficou na completa escuridão, o que causou pânico entre os passageiros.
Na tentativa de se salvar, várias pessoas acabaram se jogando no rio.
Para o resgate de feridos foram acionados o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Resgate de vítimas
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), 25 pessoas foram encaminhadoa para unidades de saúde de Manaus.
Oito pacientes deram entrada no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, seis já receberam alta médica. Duas pacientes ainda estão internadas, uma após passar por cirurgia, e outra paciente segue realizando exames de imagens.
Dez pacientes deram entrada no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias e todos já receberam alta médica.
Três pessoas deram entrada no Hospital e Pronto Socorro João Lúcio. Dois seguem internados, um se recuperando de procedimento cirúrgico e outro para a realização de exames de imagens.
O paciente atendido no SPA São Raimundo já recebeu alta médica. Das três crianças que foram atendidas no Hospital e Pronto Socorro da Criança Zona Oeste, duas já receberam alta médica e uma segue internada para realização de exames de imagens.
Texto: Laura Braga
Foto: Divulgação
Fonte: Metrópoles