Imagens inéditas mostram indígenas do povo Mashco Piro que vivem isolados na Amazônia peruana. O conteúdo foi divulgado pela organização não-governamental (ONG) Survival International nesta semana, como forma de alertar para os riscos a que o grupo está exposto.
Os indígenas, segundo a ONG, aparecem a poucos quilômetros de áreas destinadas à exploração de madeira e, por isso, ativistas têm defendido a revogação de todas as licenças de exploração de mandeira na área, além do reconhecimento de que o território pertence ao povo indígena.
A Survival International frisou que a empresa Canales Tahuamanu, que opera na região, construiu mais de 200 km de estradas para seus caminhões transportarem a madeira extraída. A companhia, entretanto, é certificada pela FSC (Forest Stewardship Council) e abaixo-assinado com mais de 10 mil pressiona para que a certificação seja cancelada.
Estima-se que os Mashco Piro são o maior grupo de indígenas isolados do mundo, com aproximadamente 750 indivíduos. A população sobreviveu a um passado de massacres e trabalho escravo.
Texto: Mateus Salomão
Foto: Survival International
Fonte: Metrópoles