amazon 1

De autoria de Peixoto, proposta prevê mês dedicado a ações de conscientização sobre o autismo

Político que é secretário do autismo, pelo Agir36 visa criar reconhecimento a causa na cidade de Manaus

Por Assessoria de Comunicação do vereador em 05/04/2024 às 07:21:07

Tradicionalmente, abril já é reconhecido como o mês de conscientização da causa autista no Brasil. Porém, em Manaus, um Projeto de Lei que tramita na Câmara Municipal de Manaus visa reconhecer o período como "Abril Azulado", iniciativa que propõe, no âmbito municipal, promover ações para sensibilizar a população da importância de se conscientizar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).


De autoria de Peixoto, vice-presidente do Agir36 no Amazonas e também secretário do autismo da sigla, o objetivo é ter um mês repleto de ações visando cada vez mais colocar o assunto em debate entre a população, em busca de uma sociedade mais consciente e menos preconceituosa e com atividades de valorização de crianças autistas e seus pais.


A ideia surgiu quando em 2023, quando no Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de Abril, o dirigente partidário recebeu uma mensagem, de um pai de uma criança autista, questionando que em nenhum ponto de Manaus encontrou qualquer atividade ligada à data.


"Ele ficou perplexo e eu também. Nenhum espaço público oferecia uma programação em celebração a data. A partir desse relato, surgiu a ideia de propor um projeto que faça que a nossa cidade reconheça e valorize todos com o espectro", explicou Peixoto.


De acordo com a proposta, o Poder Executivo Municipal deve determinar quais secretarias deverão realizar as ações para ampliar os conhecimentos acerca do tema, além de promover a inclusão social e combater o preconceito. Também caberá à Prefeitura promover a iluminação ou a decoração de espaços com a cor azul, como forma de chamar atenção e proporcionar a reflexão da sociedade sobre o tema, podendo contar com a cooperação da iniciativa privada ou de entidades civis.


"O mês de abril deveria servir como reflexão, não só aqui na nossa cidade, mas como todo o nosso estado. É dando espaço ao assunto que vamos combater o preconceito e entender o que é o autismo e as suas necessidades", afirmou o político.


"A ideia do Abril Azulado não é simplesmente colocar um laço ou iluminar um prédio de azul. A nossa sociedade está cada vez mais com pessoas diagnosticadas com o espectro, pais e mães atípicos e não posso deixar de buscar meios de melhorar a vida de todos, independente de qualquer situação", destacou Peixoto.



Foto e Texto: Divulgação/Assessoria

Fonte: CMM

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3