O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil), reforçou, nesta sexta-feira (17), a necessidade de implantação de programas sociais, em todas as esferas, para reduzir as desigualdades no estado do Amazonas, em especial entre os moradores dos municĂpios do interior. A manifestação ocorreu durante solenidade de adesão do Governo do Estado ao programa Brasil sem Fome, do Governo Federal, no Centro de Convenções Vasco Vasques, com as presenças do ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e AssistĂȘncia Social, FamĂlia e Combate à Fome (MDS) e do governador Wilson Lima.
"Quem conhece o nosso interior sabe o que a nossa gente passa. Sabe da pobreza que ainda vivem os nossos ribeirinhos todos os dias, principalmente nas comunidades distantes e mais agora com essa estiagem que estĂĄ nos castigando", disse Cidade, acrescentando ser importante que o ministro pudesse ser porta-voz de uma das nossas principais demandas: o asfaltamento da rodovia BR-319.
"Precisamos do seu apoio, ministro. Precisamos que a BR-319 saia do papel urgente e nos tire do isolamento. Este mĂȘs, vimos cair a arrecadação por causa da falta de insumos, que não conseguiram ser trazidos para nossas indĂșstrias com a falta de navegabilidade dos rios. Dependemos da Zona Franca para a nossa arrecadação", continuou.
O presidente da Aleam também destacou o papel da Casa Legislativa na aprovação dos programas sociais executados pelo Governo do Estado, como o AuxĂlio Estadual Permanente e a implantação dos restaurantes do Prato Cidadão.
"Fico muito feliz de ter participado da aprovação desses projetos, que fazem a diferença na vida das pessoas que mais precisam. Acredito nos programas sociais do Governo do Estado. Hoje, 300 mil famĂlias, da capital e do interior, recebem o auxĂlio estadual e torço para que esse nĂșmero aumente porque quero ver o nosso Amazonas crescer e parar de sofrer com fome", disse.
Ações de combate à fome
Na solenidade, o ministro Wellington Dias e o governador Wilson Lima assinaram a adesão do Amazonas ao Plano Brasil sem Fome. Com isso, o Governo Federal estarĂĄ destinando ao estado mais de R$ 7,6 bilhões para implementar ações e polĂticas pĂșblicas, que combatam a insegurança alimentar. O Amazonas é o quinto estado da federação a aderir ao programa.
O decreto de criação do Brasil sem Fome foi assinado pelo presidente Lula, em agosto deste ano, tendo como principal meta tirar o paĂs do mapa da fome até 2030. O plano integra um conjunto de 80 ações e polĂticas pĂșblicas de 24 ministérios, atuando em trĂȘs eixos: acesso à renda e combate à pobreza; segurança alimentar e nutricional e mobilização para o combate à fome.
Foto: Divulgação/Assessoria
Fonte: Aleam