amazon 1

Queda da inflação abre espaço para corte de juros, diz Campos Neto

Em evento com empresários, em São Paulo, ele observou que cenário econõmico é bom, mas BC não tomará decisão precipitada sobre Selic

Por Carlos Rydlewski em 12/06/2023 às 20:04:39

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta segunda-feira (12/6) que as revisões para baixo nas projeções de inflação abrem espaço para que o BC inicie o processo de corte da taxa básica de juros do país, a Selic, hoje fixada em 13,75% ao ano. Ele acrescentou, contudo, que o BC não tomará decisões precipitadas ou de forma artificial sobre o tema.


"Temos que manter a inflação sob controle. O trabalho está sendo feito e entendemos que está no caminho certo. Há um cenário bom, com crescimento sendo revisado para cima e inflação sendo revisada para baixo. Isso abre espaço. Estamos perto da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), eu sou um voto de nove, e não posso adiantar nada do que pode ser feito", afirmou, em evento promovido pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), em São Paulo.


Nesse caso, o presidente do BC referia-se às previsões divulgados nesta segunda pelo Relatório Focus, do BC, para o qual são consultados cerca de 150 agentes econômicos. A projeção para a inflação medida pelo IPCA de 2023 caiu de 5,69% para 5,42% e a do PIB subiu de 1,68% para 1,84%, em 2023.


Campos Neto pediu ainda "paciência" aos empresários. "Entendendo a insatisfação com os juros, mas é preciso ter paciência. Entendo que as empresas estão sentido muito, algumas mais que outras, e vamos fazer uma força para atingirmos um ambiente de estabilidade para todos o mais rápido possível, mas fazer isso de forma artificial não alcançará o resultado esperado", afirmou.


O presidenteo do Banco Central reafirmou que a tarefa da política monetária é fazer inflação convergir para a meta. "Tentamos fazer o processo da maneira mais rápida para ter o mínimo de dor possível", disse.



Texto: Carlos Rydlewski

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles



Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3