amazon 1

Em viagem a comunidades ribeirinhas, Vereador Peixoto conhece potenciais turísticos e econômicos da região

A convite dos moradores da região, parlamentar visitou comunidades Três Unidos e Bela Vista do Jaraqui

Por Carina Amazona em 28/05/2023 às 09:56:12

Como um dos parlamentares que mais destina verbas para as comunidades rurais e ribeirinhas da capital, na atual legislatura, com mais de de R$1,2 milhão do orçamento para 2023, Peixoto (Agir) é vereador que tem como bandeira defender essas localidades. Com essa missão e a convite dos moradores, o político esteve nesta sexta-feira (26/05) visitando algumas regiões, que ficam as margens do Rio Negro. Entre os destinos, o parlamentar esteve na Comunidade Três Unidos e na Comunidade Bela Vista do Jaraqui, ambas a cerca de 60 quilômetros de Manaus.


Na primeira parada da viagem, o vereador visitou a Comunidade Bela Vista do Jaraqui. No local, Peixoto pode conferir de perto o trabalho realizado por Raimundo Alves, presidente da Associação de Comunidades Ribeirinhas do Rio Negro e que na localidade empreende com uma pousada e uma pequena fábrica de cosméticos regionais. Ao conhecer as potencialidades dos empreendimentos, o parlamentar ficou encantado.


"Manaus está muito além de seu perímetro urbano. Temos uma grande área rural e por ser cercada pelo rio, nossa capital tem uma extensa área em seu entorno, onde ficam as comunidades que possuem riquezas naturais e uma gente batalhadora, que quer conviver e preservar a natureza, como a família do seu Raimundinho, que utilizam do seu habitat, em puro equilíbrio", lembrou o parlamentar.




Peixoto também destacou a necessidade de mais investimentos e de divulgação da região. "Essas ações não podem ser isoladas e sem serem conhecidas da população. É preciso pensar em meios de incentivar essas atividades, linhas de crédito especiais e inserir esses pequenos empreendedores na rota do turismo para que não se percam", afirmou Peixoto.


Outro local visitado pelo vereador foi a Comunidade Três Unidos, na região do Rio Cuieiras e que neste fim de semana celebra a festa do Divino Espírito Santo. A celebração religiosa é comemorada há duas décadas. O convite do Tuchaua Valdemir Kambeba foi bem recebido pelo vereador, que além de ir para o festejo, aproveitou a viagem para ouvir as demandas dos moradores e conferir as obras já realizadas, por seu intermédio.


"Já conheço esta localidade há mais de 10 anos, quando ainda era da Secretaria Municipal de Infraestrutura e, pessoalmente, ajudei a construir a escola daqui. Muitos moradores são da etnia Kambeba e tenho uma profunda admiração pela cultura e pela forma que convivem com a natureza que os abrigam. Aqui também utilizam do artesanato e do turismo como seu sustento e sou defensor dessa harmonia de se utilizarem da floresta para sobreviver", ressaltou o parlamentar.


"Precisamos encarar que Manaus é uma capital diferenciada, que além de bairros, é composta por uma zona rural, que compreende áreas ao longo das margens do Rio Negro e que sua população são de manauaras. Como um representante do povo, não posso virar as costas para essa realidade. Meu mandato é pautado em atender as demandas da população e os ribeirinhos fazem parte disso. Sempre os representei e vou continuar representando", finalizou Peixoto.



Texto: Carina Amazona - Assessoria de Comunicação do Vereador

Foto: Emerson Olliver

Fonte: Assessoria de Comunicação do Vereador

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3