amazon 1

ONU diz que caso Vini Jr. é "lembrete gritante" do racismo no esporte

Após enorme repercussão, casos de racismo contra Vini Jr. foram condenados pela ONU, que pediu ações de combate ao preconceito

Por Junio Silva em 24/05/2023 às 17:41:07

A Organização das Nações Unidas (ONU) condenou os tristes episódios envolvendo o jogador brasileiro Vinícius Júnior, e disse que o caso é um alerta de como o racismo ainda está presente no esporte.


"O abuso racial enfrentado – mais uma vez – pelo jogador de futebol do Real Madrid, Vinícius Júnior, na Espanha, no último domingo, é um lembrete gritante da prevalência do racismo no esporte", disse o alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk.


Após a enorme repercussão das cenas de racismo de torcedores do Valencia contra o atacante brasileiro, a ONU pediu que organizadores e ligas esportivas pensem em estratégias de combate e prevenção ao racismo.


Além disso, Volker Türk defendeu que ações contra o racismo devem ser pensadas através de uma maior escuta das demandas de pessoas que sofrem na pele com a discriminação racial.


"É preciso fazer muito mais para erradicar a discriminação racial – e isso precisa começar em escutar as pessoas de ascendência africana, envolvendo-as significativamente e tomando medidas genuínas para agir de acordo com suas preocupações", pediu.


O comissário da ONU para os Direitos Humanos ainda anunciou que vai elaborar um guia para uso em casos de ataques racistas em eventos esportivos.


Após os ataques contra Vini Jr., sete pessoas foram presas por suspeita de envolvimento em dois episódios de racismo contra o atacante brasileiro, entre eles torcedores do Valencia e do Atlético de Madrid.



Texto: Junio Silva

Foto: Quality Sport Images/Getty Images



Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3