amazon 1

Por que o mercado reagiu bem à nova política de preços da Petrobras

As ações da estatal e a Bolsa mantiveram a tendência de alta, depois do anúncio das mudanças, feito nesta terça-feira (16/5)

Por Carlos Rydlewski em 16/05/2023 às 17:28:51

Um anúncio feito de "forma branda", com algumas ressalvas sobre não incorrer em erros do passado. Na avaliação de Felipe Izac, sócio da consultoria Nexgen Capital, esse foi o motivo que levou o mercado de ações a reagir de forma favorável à mudança na política de preços da Petrobras, anunciada nesta terça-feira (16/5).


Às 16 horas, a Bolsa brasileira (B3) mantinha alta de 0,6%. As ações da Petrobras subiam quase 3,5%. Izac observa que o mercado de capitais também vive em clima de "euforia" com a estatal, por causa dos dividendos bilionários que estão sendo pagos aos acionistas.


Na quinta-feira (11/5), por exemplo, o Conselho de Administração da empresa aprovou a distribuição de R$ 24,7 bilhões em dividendos.


Em comentário aos clientes, a Ativa Investimentos afirmou: "A nova política é menos transparente e o abandono da paridade de importação constitui um passo negativo para empresa. No entanto, a mudança não trouxe elementos muito radicais e, assim, foi vista pelo mercado como mais branda que o esperado".


A seguir, contudo, ponderou: "Seguimos acreditando que mais mudanças ocorrerão na empresa, como a alteração de sua política de dividendos e a ampliação de seu escopo e nível de investimentos".


Ilan Arbetman, analista da Ativa, observa que a nova política de preços da Petrobras terá como base o mercado nacional. "Agora, os papéis estão explodindo, porque os investidores não viram nenhuma indicação de que haverá represamento de preços ou subsídios à importação como já ocorreu no passado", diz. "Mas isso também não quer dizer que essas coisas não vão acontecer."



Texto: Carlos Rydlewski

Foto: Cris Faga/NurPhoto via Getty Images






Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3