amazon 1

Em 1ª missão lunar com fins comerciais, empresa perde conexão com nave

A ispace perdeu conexão com a espaçonave por mais de 30 minutos. A tentativa de pouso na superfície lunar ocorreu nesta terça-feira (25/4)

Por Mariana Andrade em 25/04/2023 às 18:48:51

Uma empresa privada do Japão tentou realizar, nesta terça-feira (25/4), a primeira missão de pouso com fins comerciais na superfície lunar. A aterrisagem da espaçonave Hakuto-R M1, no entanto, não foi bem sucedida.


Durante a transmissão ao vivo da missão, a empresa japonesa ispace perdeu contato com a espaçonave por mais de 30 minutos. A tentativa de pouso na Lua começou às 12h (horário de Brasília) e foi conduzida de forma automatizada.


Meia hora após o processo de aterrisagem, a conexão com a Hakuto-R M1 ainda não havia sido reestabelecida pela equipe da ispace, que também não sabia informar o que aconteceu com a espaçonave.


Mesmo apresentando instabilidade de conexão e algumas falhas no pouso, a ispace acredita que até 2040 a Lua terá uma população de 1 mil habitantes, além de um fluxo de 10 mil visitantes por ano. A tentativa de pouso é a primeira de ao menos outras quatro missões, que fazem parte do programa comercial de exploração lunar da empresa.


A ispace afirmou que tentarão pousar no satélite ainda neste ano. Até o momento, visitaram a Lua apenas projetos governamentais dos Estados Unidos (EUA), União Soviética e China.



Texto: Mariana Andrade

Foto: Divulgação/ispace



Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3