amazon 1

Policia localiza três corpos em área rural de Planaltina

Cadáveres estavam na cisterna de uma casa abandonada, no Núcleo Rural Santos Dumont. PCDF suspeita que corpos sejam de vítimas da chacina

Por Nathália Cardim em 24/01/2023 às 09:47:42

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) encontrou mais três corpos na cisterna de uma casa abandonada no Núcleo Rural Santos Dumont, em Planaltina, a cerca de 5 km do cativeiro onde vítimas da chacina no DF foram mantidas reféns.


Os corpos são de uma mulher, uma adolescente e um homem. Por isso, a PCDF suspeita que os corpos sejam das três vítimas da chacina que estão desaparecidas – Cláudia Regina Marques de Oliveira, Ana Beatriz Marques de Oliveira e Thiago Gabriel Belchior (confira relação familiar abaixo)


A polícia informou que um dos suspeitos pelo crime colaborou com a investigação e apontou a localização dos corpos encontrados na madrugada desta terça. As vítimas tinham sinais de violência e estavam em estado avançado de decomposição.


Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), a equipe da corporação prestou apoio no local, em operação conjunta com agentes da 6ª Delegacia de Polícia (Paranoá).


Doze militares do Grupamento de Busca e Salvamento e dois cães farejadores trabalharam nas buscas. Os bombeiros escavaram uma fossa séptica seca, que estava coberta com terra, e localizaram os três corpos. O local e os cadáveres ficaram aos cuidados da Polícia Civil do DF para perícia.


Corpos já encontrados


Oficialmente, foram encontrados cinco corpos: da cabeleireira Elizamar da Silva, 39 anos; dos três filhos dela; e do sogro de Elizamar, Marcos Antônio Lopes de Oliveira.


Apesar de a sogra e a cunhada da cabeleireira, Renata Juliane Belchior e Gabriela Belchior de Oliveira, não terem tido os corpos identificados, a polícia suspeita que eram elas que estavam em um outro carro encontrado carbonizado próximo à Unaí (MG). O Instituto Médico-Legal (IML) em Minas Gerais deve emitir o relatório de identificação dos corpos nos próximos dias.


No total, três homens estão presos por participação na chacina. A PCDF busca pelo quarto suspeito: Carlomam dos Santos Nogueira, 26 anos, foragido.


Enterro de Elizamar e os três filhos


Sob gritos pedindo "justiça", os corpos de Elizamar da Silva, de 39 anos, e de seus três filhos foram enterrados na tarde de segunda-feira (23/1), no Cemitério Municipal Redenção, em Planaltina (GO).


A cabeleireira nasceu na cidade do Entorno e sua família materna mora no local até hoje.


Elizamar e as crianças foram encontradas na Rodovia GO-436, Km 69, perto de Cristalina (GO), dentro de um carro todo carbonizado. Além dos quatro corpos, outros três cadáveres relacionados ao caso foram achados ao longo da investigação da Polícia Civil do DF. Ao todo, 10 pessoas da família estavam desaparecidas desde 12 de janeiro.


Linha do tempo


A reportagem cruzou depoimentos de suspeitos de envolvimento no crime, bem como relatos de familiares e testemunhas à polícia, para explicar a cronologia dos fatos. Confira:


25/12 – Segundo relatou o namorado de Gabriela à polícia, ele passou o Natal com os familiares da jovem e retornou para casa dois dias depois. Na ocasião, os documentos da sogra, Renata, 52, teriam ficado com ele.


28/12 – Conforme depoimento, a menina teria "sumido" durante o dia 28 de dezembro e voltado a responder o companheiro à noite, informando que precisou fazer uma viagem de última hora, pois o "pai teria de fazer alguns exames".


31/12 – Após dois dias seguidos sem responder, Gabriela, 25, teria mandado uma mensagem de áudio para o namorado dizendo que retornaria para casa em 1º de janeiro. Desconfiado da história, o jovem, então, teria checado um aplicativo de localização, que divide com a companheira, e verificado que o celular dela, com o qual os dois se comunicavam, estava em Planaltina. Sentindo que algo poderia estar errado, o rapaz mandou prints para Gabriela por mensagens e passou a confrontá-la.


2/1 – Gabriela e a mãe, Renata, enviaram um áudio para o jovem dizendo que um "processo relacionado a um trator do pai dela" – Marcos Antônio, 54 – teve "problemas" e que, por esse motivo, a família precisou fugir. Desde então, não responderam mais.


Preocupado, o rapaz, então, resolveu ir atrás de Thiago, irmão da namorada, que informou "não saber de nada" e, na mesma oportunidade, solicitou a entrega de documentos da mãe – Renata. Após combinarem a entrega, Thiago, na tentativa de encaminhar a conversa dos dois para um terceiro, equivocou-se e reencaminhou o diálogo ao próprio cunhado, com quem conversava. Ao perceber o erro, o marido de Elizamar apagou a mensagem imediatamente.


11/1 – Após tentativas frustradas de falar com a namorada, o rapaz pediu para que Thiago combinasse um local para a devolução dos pertences de Renata. Thiago, então, enviou a localização da casa onde mora, em Santa Maria. Contudo, e novamente, outra intercorrência atrapalhou o plano. Esta, segundo o rapaz, foi a última vez que conseguiu conversar com o cunhado.


Dias depois, tentou contatar novamente Thiago, mas não teve retorno. Por isso, resolveu ir até a casa onde vivia Gabriela, mas nada lá encontrou.


12/1 – Elizamar desaparece com os filhos após dirigir até a casa do sogros para buscar seu marido, Thiago.


13/1 – Ao não conseguir contatar a mãe, a filha de Elizamar consegue conversar com Thiago. Segundo a menina, o padrasto teria dito que "teve uma discussão com a esposa" e que ela teria ido embora sem ele. Conforme o depoimento, Thiago teria dito, ainda, que estava "arrumando as coisas para viajar com o pai".


13/1 – Carro de Elizamar, um Clio preto, é encontrado carbonizado com quatro corpos dentro na Rodovia GO-436, Km 69, em Luziânia (GO).


13/1 – Núbia, irmã de Renata – sogra de Elizamar – disse que a mulher mandou um áudio no grupo da família, por volta das 21h, informando que estava em um evento conhecido como vaquejada e que retornaria à casa no dia seguinte (sábado).


14/1 – Filho de Elizamar registra o desaparecimento da mãe e dos três irmãos mais novos: os gêmeos Rafael e Rafaela da Silva, 6 anos, e Gabriel da Silva, 7.


14/1 – Um Siena, cuja documentação estava em nome de Marcos Antônio, é encontrado carbonizado com duas pessoas dentro na BR-251, altura de Unaí (MG).


15/1 – Núbia registra boletim de ocorrência indicando o desaparecimento da irmã, Renata, do marido dela, Marcos Antônio, e dos filhos do casal, Gabriela e Thiago.


15/1 – Inteligência da Polícia Civil de três estados cruza dados de boletins de desaparecimentos registrados e placas de carros carbonizados.


16/1 – Boletim de ocorrência é registrado indicando o desaparecimento de Cláudia Regina Marques de Oliveira e Ana Beatriz Marques de Oliveira.


17/1 – Polícia prende dois suspeitos: Gideon Batista de Menezes, 55 anos, e Horácio Carlos Ferreira Barbosa, 49 anos.


17/1 – Suspeitos apontam Marcos e Thiago como mandantes dos assassinatos. Segundo os criminosos, as mortes teriam sido motivadas por R$ 500 mil.


17/1 – Polícia prende Fabrício Silva Canhedo, 34 anos, terceiro envolvido no crime.


18/1 – Polícia diz que corpos encontrados em carro carbonizado em Unaí pertencem a mulheres.


18/1 – Corpo é encontrado em cativeiro onde parte de integrantes da família eram mantidos em cárcere.


18/1 – PCDF descarta envolvimento de pai e filho em chacina de família.


19/1 – Corpos encontrados em carro carbonizado em Luziânia são de Elizamar e dos três filhos dela.


19/1 – Corpo encontrado em cativeiro é de Marcos Antônio, sogro de Elizamar.


22/1 – Um quarto suspeito é identificado de participar da chacina que envolve o desaparecimento de 10 pessoas de uma mesma família. O homem é Carlomam dos Santos Nogueira, 26 anos.


24/1 – De madrugada, três corpos foram encontrados em uma fossa séptica seca. Cadáveres são de duas mulheres e um homem.




Texto: Nathália Cardim

Foto: Divulgação/CBMDF



Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3