amazon 1

Peixoto aciona Amazonas Energia para ajudar a associação de crianças traqueostomizados

Por Carina Amazona em 30/11/2022 às 17:44:13

Durante Tribuna Popular realizada nesta quarta-feira (30/11), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) recebeu as mães integrantes da Associação Família TQT (Traqueostomia = Qualidade de Vida), que apresentou aos parlamentares da Casa as necessidades de garantir a qualidade de vida de seus filhos que dependem de aparelhos de traqueostomia.


Entre os assuntos abordados, a dificuldade sobre as contas de energia das residências dessas crianças, já que apresentam valores altos pela necessidade do uso de equipamentos eletrônicos essenciais, foi o destaque.


Diante da problemática apresentada, o vereador Peixoto (Pros) propôs uma tentativa de ajuda a essas famílias. "Eu entrei em contato com a Amazonas Energia, através do vice-presidente da empresa, e solicitei que recebesse os representantes da associação. Não tenho como garantir uma isenção ou redução das contas, mas vamos buscar uma tentativa legal e técnica para auxiliar essa questão", afirmou o parlamentar.


Para a presidente da associação, Francimara Oliveira, o uso da energia é essencial para manter a qualidade de vida das crianças que necessitam de cuidados especiais. "Nosso desejo é que pelo menos a concessionária de energia pudesse ir na casa dessas famílias, com uma assistente social, e assim surgir um projeto que possa isentar pelo menos o cômodo onde o PCD vive 24 horas. É impossível deixar uma criança dessa no calor, usamos 24 horas o ar condicionado, pois é uma necessidade deles, já que são acamados", enfatizou Francimara.


A Associação Família TQT foi fundada em dezembro de 2020 e conta atualmente com 63 membros. A entidade busca a oficialização como Associação dos Deficientes Traqueostomizados do Amazonas.




Texto: Carina Amazona - Assessoria de Comunicação do Vereador

Foto: Emerson Olliver

Fonte: Assessoria de Comunicação do Vereador

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3