amazon 1

Receita paga último lote de restituição do Imposto de Renda 2022

Pagamento acontece nesta sexta-feira (30/9). Quem fez declaração, mas não recebeu, é porque caiu na malha fina e precisa fazer retificação

Por Thalys Alcântara em 30/09/2022 às 13:57:35

A Receita Federal paga nesta sexta-feira (30/9) o quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda (IR) 2022, referente ao ano passado. Um total de R$ 1,9 bilhão será pago a 1,2 milhão de contribuintes que declararam o IR.


O pagamento vai ser feito na conta bancária informada na declaração. Quem estava esperando pela restituição, mas não recebeu, é porque caiu na malha fina da Receita.


Esses contribuintes que caíram na malha fina devem receber cartas pelo correio e são orientados a retificar a declaração.


Consulta


É possível consultar se a declaração caiu na malha fina no portal e-CAC (Centro de Atendimento Virtual). Na página é preciso acessar a opção "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)" e escolher o item "pendências de malha" na aba "processamento".



Caso a conta bancária que foi informada na declaração tenha mudado, o contribuinte pode resgatar o valor no Banco do Brasil, onde a restituição ficará disponível por até um ano.


Veja o calendário dos pagamentos da restituição:


1º lote de restituição – pago em 31 de maio
2º lote de restituição – pago em 30 de junho
3º lote de restituição – pago em 29 de julho
4º lote de restituição – pago em 31 de agosto
5º lote de restituição – pagamento em 30 de setembro




Texto: Thalys Alcântara
Foto: Unsplash

Fonte: Metropoles

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3