amazon 1

CCZ informa calendário trimestral para agendamento de castração de cães e gatos

Por Eurivânia Galúcio em 20/06/2022 às 18:36:13

A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, divulgou, nesta segunda-feira, 20/6, o calendĂĄrio de agendamento da castração de cães e gatos no sistema "CCZ Cidadão" (ccz.manaus.am.gov.br), com a realização do procedimento cirĂșrgico para o perĂ­odo de julho a setembro.




As vagas são liberadas no sistema quinzenalmente e é necessĂĄrio cadastramento prévio no site ccz.manaus.am.gov.br, quando o tutor do animal deve preencher formulĂĄrio eletrônico com informações como nome completo, endereço, CPF, e-mail e nĂșmero de telefone.


Segundo o calendĂĄrio do próximo trimestre, para o agendamento de realização do procedimento no mĂȘs de julho, o sistema irĂĄ abrir as vagas nos dias 30 de junho e 15 de julho. Para o mĂȘs de agosto, as vagas serão liberadas nos dias 29 de julho e 15 de agosto; para o mĂȘs de setembro, as vagas poderão ser acessadas nos dias 31 de agosto e 15 de setembro. As vagas são liberadas no sistema a partir das 7h30 nos dias informados.


O diretor do CCZ, médico veterinĂĄrio Rodrigo Rodrigues, ressalta que o agendamento nos dias indicados só é possĂ­vel caso o tutor do animal tenha feito o cadastro no sistema previamente. "O cadastro no CCZ Cidadão pode ser feito a qualquer momento. Mas, após a realização do cadastro, o tutor deve acessar o sistema CCZ Cidadão nas datas indicadas especificamente para o agendamento, quando vai marcar o dia para a castração, de acordo com as vagas disponibilizadas no perĂ­odo", explica Rodrigo Rodrigues.


Como a demanda pelo serviço é muito grande, as vagas são preenchidas rapidamente e por isso a recomendação é que o tutor não deixe para fazer o cadastro apenas no dia marcado para o agendamento.


A castração pode ser feita em cães e gatos, machos ou fĂȘmeas, com idade mĂ­nima de cinco meses, e tem como objetivo o controle reprodutivo de cães e gatos, reduzindo o nĂșmero de animais abandonados nas ruas, assim como o de acidentes de trĂąnsito, e diminuindo o risco de transmissão de zoonoses, que são as doenças que podem ser transmitidas dos animais para o ser humano, como a raiva.


"O procedimento de castração apresenta também muitos benefĂ­cios para a saĂșde dos animais, reduzindo o risco de cĂąncer nas fĂȘmeas e nos machos, assim como evita a gravidez indesejada ou a gravidez psicológica, além de reduzir o risco de um comportamento agressivo", informa Rodrigo Rodrigues.


Mais informações podem ser obtidas pelo Disque SaĂșde (0800 – 280 – 8 – 280), WhatsApp 98842–8359 e 98842-8484, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, ou pelo e-mail [email protected].



Texto - EurivĂąnia GalĂșcio / Semsa

Fotos – Altemar AlcĂąntara / Arquivo Semcom

Fonte: Semsa

Comunicar erro
AMAZON 2

ComentĂĄrios

AMAZON 3