amazon 1

Governo pede que STF suspenda leis estaduais

Ação foi enviada ao STF e pede a suspensão de leis estaduais e do Distrito Federal que fixam alíquota do imposto sobre combustíveis

Por Júlia Portela em 15/06/2022 às 16:29:48

O governo federal pediu nesta quarta-feira (15/6) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que sejam suspensas leis estaduais e do Distrito Federal que fixam alíquotas de ICMS sobre os combustíveis. A solicitação é feita após a Câmara dos Deputados aprovar a proposta que fixa em 17% o teto do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, transporte coletivo e telecomunicações. A proposta foi enviada à sanção presidencial.


O PL sofreu duras críticas de estados e municípios e enfrentou forte rejeição de governadores. Na avaliação dos gestores estaduais, o projeto acarretará em perda de arrecadação no recolhimento do tributo.


A ação apresentada ao Supremo é assinada por Jair Bolsonaro (PL) e pelo advogado-geral da União, Bruno Bianco. O documento pede que o STF declare a inconstitucionalidade da política praticada pelos estados e limite a alíquota do ICMS incidente sobre combustíveis à prevista para as operações em geral.


Na ação, o governo afirma que a definição de política pelos estados é "prática institucional contínua, ilegítima e violadora de preceitos fundamentais". O governo ainda argumenta que a Corte deve agir para corrigir "distorções", pois o imposto representa parcela expressiva da arrecadação tributária no país e influencia o cotidiano da população e da indústria, além da política energética.


"Em diversos estados da federação, a alíquota da tributação de combustíveis como a gasolina chega a ser quase o dobro da alíquota geral. […] Nesse ponto, convém destacar que a referida cobrança, além de atingir o destinatário final de produto essencial, onera inúmeras cadeias de consumo e produção que são socialmente relevantes", conclui.


Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente./




Texto: Júlia Portela
Foto: Getty Images

Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3