amazon 1

Lula mais honesto do que Bolsonaro põe fim a pesquisa semanal

Liberdade de expressão só vale se a favor do presidente

Por Ricardo Noblat em 09/06/2022 às 20:10:04

Uma pesquisa de intenção de votos pode desagradar muita gente. Uma pesquisa de intenção de voto semanal pode desagradar muito mais. Foi por isso que a XP Investimentos, corretora de valores, alterou a periodicidade das pesquisas que contratou ao Ipespe.


Era uma por semana até o fim das eleições. Agora, serĂĄ uma por mĂȘs. Os bolsonaristas detestaram a mais recente que mostrou Lula com um índice maior de eleitores que lhe conferiram a condição de o mais honesto. E, pior: mais honesto do que Bolsonaro.


Por telefone, como sempre faz, o Ipespe ouviu mil eleitores de todas as regiões do Brasil entre 30 de maio e 1Âș de junho. Uma das perguntas foi sobre os atributos de cada candidato. Lula aparece como o mais honesto, derrotando Bolsonaro por 35% a 30%.


Nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, parlamentares e seguidores do presidente da República pediram punição pelo que chamaram de "pesquisa falsa" e pregaram, inclusive, que bolsonaristas fechem suas contas na XP. Aí deu ruim.


A corretora não aguentou a pressão e recuou. Mais vale dinheiro no bolso do que independĂȘncia e desejo de servir ao distinto público.




Texto: Ricardo Noblat
Foto: Guilherme Prímola/Metrópoles

Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

ComentĂĄrios

AMAZON 3