amazon 1

Temporais, frio e baixa umidade deixam 24 estados e o DF em alerta

Os alertas foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste domingo (22/5). Frente fria perde força

Por Otávio Augusto em 22/05/2022 às 19:11:49

A onda de frio atinge, ainda que com menos força, 12 estados e o Distrito Federal. Outras 12 unidades da Federação, no Norte e no Nordeste do país, estão em alerta para chuvas intensas.


Os avisos foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste domingo (22/5). Na última semana, o Brasil viveu uma série de eventos climáticos causados pela passagem da tempestade Yakecan.


O frio mais ameno continua atingindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e o sul da Bahia.


Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal enfrentam ainda a baixa umidade relativa do ar, que pode variar entre 20% e 12%. O alerta é laranja, o segundo mais alto.


"Há risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, na boca e no nariz", frisa o órgão meteorológico.


Chuvas


As chuvas atingem Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O volume total de precipitações pode ficar próximo de 150 milímetros.


O Inmet alerta que as pancadas devem ser mais fortes nos litorais pernambucano e alagoano, bem como em áreas no norte do Amazonas, Pará e Amapá, além de todo o estado de Roraima.


"O deslocamento de uma frente fria sobre o litoral da Bahia, que, associada posteriormente à alta convergência de umidade vinda do Oceano Atlântico, favorecerá a ocorrência de fortes chuvas desde Sergipe até Pernambuco", informa o Inmet.




Texto: Otávio Augusto
Foto: Divulgação/Parque Nacional do Itatiaia

Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3