amazon 1

PC-AM deflagra Operação Levítico visando combate à violência contra pessoa idosa

Ação resultou na prisão de um homem e uma mulher por crimes contra uma senhora de 72 anos

Por Divulgação em 19/05/2022 às 17:26:45

A PolĂ­cia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), deflagrou, ao longo de terça, quarta e quinta-feira (17, 18 e 19/05), Operação LevĂ­tico, que resultou nas prisões, em flagrante, de uma mulher de 49 anos e um homem de 58, pelos crimes de negligĂȘncia, exposição ao perigo da integridade fĂ­sica e psĂ­quica e apropriação de bens da pessoa idosa, praticados contra uma senhora de 72 anos.


No decorrer da operação, também foram apuradas mais de 120 denĂșncias recebidas pelo 181, disque-denĂșncia da Secretaria de Segurança PĂșblica do Amazonas (SSP-AM).


Durante coletiva de imprensa realizada na sede da DECCI, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul, a delegada Andréa Nascimento, titular da unidade especializada, contou que a prisão ocorreu na terça-feira (17/05), por volta das 10h30, no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.


"Eles são sobrinha e irmão da vĂ­tima. As diligĂȘncias iniciaram após recebimento de uma denĂșncia anônima, relatando a situação na qual a vĂ­tima vivia. Ao chegar à residĂȘncia da idosa, nós a encontramos em total estado de vulnerabilidade, em condições desumanas. O local evidenciava a falta de assistĂȘncia e cuidados mĂ­nimos necessĂĄrios. Constatamos o crime e prendemos os autores em flagrante", relatou a delegada.


Ainda conforme a titular, a vĂ­tima é portadora de diabetes e hipertensão arterial e vivia acamada, em um ambiente insalubre, sem as devidas alimentações, e também apresentava lesões de escaras pelo corpo.


"Vimos que a casa não tinha a limpeza adequada, tinha poucos alimentos, e alguns estavam estragados, em cima da cama onde a idosa dormia. Diante da situação, do ambiente irregular para moradia e das condições de saĂșde fĂ­sica e mental em que ela foi encontrada, acionamos o Serviço de Atendimento Móvel de UrgĂȘncia (Samu) e solicitamos o auxĂ­lio da assistĂȘncia social do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi), para atendimento médico e social à vĂ­tima", informou Andréa.


A autoridade policial ressaltou ainda que quem tiver conhecimento casos semelhantes a esses deve comunicar ao Disque 100, Disque Direitos Humanos, ou ao 181, da SSP-AM.


Procedimentos – Os autores irão responder pelos crimes de negligĂȘncia, exposição ao perigo da integridade fĂ­sica e psĂ­quica, e apropriação de bens da pessoa idosa, e ficarão à disposição da Justiça.

Fonte: PC-AM

Comunicar erro
AMAZON 2

ComentĂĄrios

AMAZON 3