amazon 1

Cientistas revelam 1ª imagem de buraco negro gigante na nossa galáxia

Sagitário A* está localizado no centro da Via Láctea. Detalhes sobre o objeto foram dados em conferência realizada nesta quinta-feira (12/5)

Por Saullo Brenner em 12/05/2022 às 19:39:01

Cientistas do consórcio Event Horizon Telescope (EHT) revelaram, na manhã desta quinta-feira (12/5), a primeira imagem de um buraco negro supermassivo no centro da nossa galáxia, a Via Láctea. O objeto gigantesco é conhecido como Sagitário A*.


Na semana passada, os astrônomos haviam anunciado a descoberta para esta quinta. Sob grande expectativa, o consórcio realizou uma conferência, transmitida pelas redes sociais, a fim de dar detalhes a respeito do buraco negro.


Em 2019, o mesmo grupo de pesquisadores já havia revelado a primeira imagem de um buraco negro supermassivo, no centro da galáxia M87, localizado a uma distância de 55 milhões de anos-luz da Terra.


O Sagitário A* está a uma distância de 26 mil anos-luz do nosso planeta. Ele foi estudado por anos e seu registro em imagem só foi possível graças ao Event Horizont Telescope (Telescópio do Horizonte de Eventos), que conta com 11 radiotelescópios pela Terra e possui observatórios espaciais em 8 locais do mundo.


Geofrrey Bower, cientista do projeto, afirmou ter ficado surpreso "ao ver como o tamanho do anel que observamos está tão de acordo com as previsões da Teoria da Relatividade Geral de Einstein".


"Estas observações sem precedentes aumentaram grandemente o nosso conhecimento do que acontece mesmo no centro da nossa Galáxia e nos dão novas pistas sobre como é que estes buracos negros gigantes interagem com o meio que os rodeia", disse.



Texto: Saullo Brenner
Foto: Divulgação

Fonte: Metrópoles

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3