amazon 1

Visa Manaus verifica descarte ilegal de resíduos de material de serviços em saúde na zona Oeste

Por Renildo Rodrigues em 10/05/2022 às 18:52:06

A Vigilância SanitĂĄria da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) estĂĄ apurando o descarte ilegal de algodão, embalagens de medicamentos e seringas, em uma lixeira em frente à Unidade BĂĄsica de SaĂșde (UBS) O-46, localizada na rua Raimundo Maia, Parque São Pedro, Tarumã, zona Oeste da cidade.




Os materiais foram descartados na lixeira, que é de tipo comum, não sendo adequada para o armazenamento de resĂ­duos de serviços de saĂșde, durante o fim de semana, quando a equipe da UBS estava de folga. O Distrito de SaĂșde Oeste (Disa Oeste), responsĂĄvel pela unidade, registrou um Boletim de OcorrĂȘncia (BO) sobre o ocorrido.


No local, foram encontradas vĂĄrias caixas de papelão, contendo itens como algodão, embalagens de medicamentos e até seringas, armazenados sem qualquer proteção, expostos ao alcance da população.


Segundo o fiscal de saĂșde Silvio Chaves, da GerĂȘncia de Vigilância de Produtos (GVPRO) da Visa Manaus, as caixas apresentavam endereços de empresas particulares da ĂĄrea farmacĂȘutico-hospitalar da cidade.


"Nós iremos relatar a situação para o setor de Vigilância de Medicamentos da Visa, a fim de que se inspecionem os endereços identificados nas caixas e se apurem responsabilidades sobre essa ação, a qual se configura como uma infração sanitĂĄria gravemente prejudicial aos moradores do entorno da unidade, sobretudo pela possibilidade de exposição a material biológico, que representa risco potencial de acidentes", explica.


A fiscal da Visa, Elzamira Brilhante, reforçou que o descarte de resĂ­duos de serviços de saĂșde precisa obedecer às determinações contidas nas normas do Sistema Nacional de Vigilância SanitĂĄria (SNVS), sobretudo a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) de nÂș 222/2018, que dispõe sobre boas prĂĄticas para o gerenciamento de resĂ­duos nos serviços de saĂșde.


"Este documento regulamenta as especificações para a construção de abrigos externos para esse tipo de resĂ­duo, os quais são estruturas instaladas nas unidades de saĂșde, com acesso restrito, fora do alcance da população", esclareceu a fiscal.


DenĂșncias


A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitĂĄrias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no nĂșmero (92) 98842-8481, ou pelo e-mail [email protected].


Texto - Renildo Rodrigues / Semsa

Fotos - Divulgação / Semsa

Fonte: Semsa

Comunicar erro
AMAZON 2

ComentĂĄrios

AMAZON 3