amazon 1

Moção de Diego Afonso homenageia a fundação de Belterra e os munícipes que residem em Manaus

Por Assessoria de Comunicação do vereador em 02/05/2022 às 19:31:23

O aniversário de 88 anos de Belterra, será comemorado na Câmara Municipal de Manaus (CMM), após a aprovação da Moção de Parabenização apresentada pelo vereador de Manaus, Diego Afonso (União). A passagem pela fundação do município que foi criado no meio da floresta amazônica acontece no dia 04 de maio.



O 2º vice-presidente da CMM, Diego Afonso, explicou que há muitos anos, parte da população de Belterra escolheram a cidade de Manaus para viver e criar suas famílias. "O município, apesar de não pertencer ao Amazonas, foi de suma importância na era da borracha. Hoje, o nosso Estado abriga muitos munícipes que decidiram estar aqui e viver em Manaus, contribuindo com a cultura, os costumes e a economia", disse.



O presidente da Associação dos Belterrenses Radicados no Amazonas (Asbram), comemorou a homenagem apresentada pelo vereador. "Agradeço o gesto nobre do vereador Diego Afonso. A nossa cidade nasceu no meio da floresta amazônica, fundada pelo norte americano Henry Ford. São 88 anos de história e muitas lutas, e essa homenagem é o reconhecimento de tudo isso", disse.


Vieira frisou a importância da homenagem para todos a população de Belterra. "Nós, belterrenses que moramos aqui em Manaus e no Amazonas, estamos muito orgulhosos por este gesto nobre. Nosso povo querido que moram em Belterra, estão muito felizes com essa Moção de Parabenização", falou o presidente.


Sobre Belterra


O município de Belterra, no Estado do Pará, foi criado pelo norte americano Henry Ford em função de uma empresa. Portanto, a cidade foi dividida em: Vila operária: era onde os operários moravam, é localizada na parte periférica da cidade e é caracterizada pelas casas pequenas. Vila mensalista: era onde os empregados recebiam salário a cada quinze dias moravam, nesta vila. Vila americana: era onde os médicos e doutores moravam, a árte novre da cidade. Localiza-se próximo às praças, essa vila possuía um clube frequentado pela classe nobre, aconteciam festas e bailes.


Os primeiros operários foram contratados em 1934m e em 4 de maio ocorreu a limpeza dos seringais, a construção de casas e o hospital.


A arquitetura das construções foi inspirada no modelo americano, algumas delas permanecem até hoje intactas pois foram tombadas e agora são patrimônio histórico. Há relatos que a educação em Belterra era de excelente qualidade assim como no país onde Ford nasceu. Apesar de administrar a cidade, Henry Ford nunca veio realmente a Belterra, mesmo possuindo uma casa especialmente construída para ele. Ford tinha medo das doenças tropicais.


A produção e exportação de látex proveniente de Belterra era uma fonte de lucro, porém, com o surgimento da borracha sintética e o baixo custo da borracha no continente asiático, o cenário mudou. Os investimentos em Belterra perderam o sentido e a companhia Ford desistiu do seu projeto que estava planejado para durar um século. Belterra foi reapossada pelo governo brasileiro em 1945, fazendo parte do município de Santarém. Somente no dia 28 de dezembro de 1995, Belterra tornou-se um município, contando com uma prefeitura própria.




Texto e foto: Assessoria de comunicação do vereador

Fonte: CMM

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3