amazon 1

Câmara de Manaus é a única do estado com grau elevado de transparência em ranking do MPC

Por Dircom/CMM em 13/01/2022 às 09:11:48

Apenas a CĂąmara Municipal de Manaus (CMM) alcançou o nível "elevado", com 929 pontos, sendo a pontuação mĂĄxima 1000, na mais recente atualização do "Ranking de Controle Interno" de 2021, divulgado nesta quarta-feira (12/1), pelo do Ministério Público de Contas (MPC-AM).


De acordo com a procuradora de Contas, Evelyn Freire de Carvalho, titular da Coordenadoria de TransparĂȘncia do Órgão, a pesquisa classificou as CĂąmaras de Vereadores amazonenses, no total de 62, em níveis de "Controle Interno" "crítico", "deficiente", "mediano" e "elevado". Dessas, 45 estão no nível "critico" (72,6%) quanto ao "Controle Interno".


São avaliados itens como Portal da TransparĂȘncia, Serviços de Informações ao Cidadão (e-SIC), Ouvidoria entre outros.


O presidente do parlamento municipal, vereador David Reis (Avante), atribuiu o resultado positivo a todo um esforço feito pela atual legislatura do parlamento em gerenciar da melhor maneira possível, a aplicação dos recursos da Casa Legislativa.


"A 18ÂȘ Legislatura vem trabalhando de forma unificada, buscando sempre ir ao encontro dos anseios da população, levando a transparĂȘncia de todos os atos desta augusta Casa. Essa conquista é de todos os vereadores, servidores e principalmente da população de Manaus", enfatizou David.


Criada em 2019 pelo MPC-AM, o ranking verifica a implementação e o correto desenvolvimento do sistema de controle interno de cada unidade, além da estrutura, funcionamento, informações e relatórios apresentados pela instituição.


O objetivo é tornar mais fĂĄcil o acesso ao nível de desenvolvimento do controle interno dos órgãos estaduais e municipais para a sociedade civil e entes de controle, impulsionando e incentivando os gestores a aprimorarem o controle interno de suas unidades.


"Além disso, o ranking apresenta um detalhamento de cada órgão, com informações de interesse do cidadão, como a especificação dos critérios e fundamentos utilizados em cada classificação", como destaca o MPC-AM.



Foto: Dircom/CMM

Fonte: CMM

Comunicar erro
AMAZON 2

ComentĂĄrios

AMAZON 3