amazon 1

David Reis destaca compromisso da Câmara com a segurança pública durante entrega de armas

Por Tiago Ferreira em 19/11/2021 às 07:40:28

O empenho da Câmara Municipal de Manaus (CMM) em propor e aprovar matérias relacionadas à segurança pública foi destacado pelo presidente do Parlamento Municipal, vereador David Reis (Avante), durante a entrega de 250 unidades de armas de fogo, tipo pistola semiautomática, calibre 9 milímetros, duas motos e patinetes elétricos, e dois carros para o patrulhamento da Guarda Municipal, realizada nesta quinta-feira (18/11) no auditório da sede da prefeitura, localizada na avenida Brasil, Compensa, zona Oeste.




David Reis afirmou que apesar da segurança pública ser de competência do Estado, o município tem mecanismos que colaboram diretamente com esta área, como a iluminação pública e agora a reestruturação da Guarda Municipal. "Somos demandados o tempo todo e levamos todas as solicitações à Prefeitura que tem atendido a todos, e essa sinergia tem contribuído para a melhoria incontestável de nossa cidade. Prova disso é a criação da Corregedoria Geral e Ouvidoria da Guarda Municipal que possibilita enfim avançarmos para o armamento destes profissionais", enfatizou o presidente.




David Reis também celebrou o anúncio, feito pelo prefeito David Almeida (Avante), durante o evento, da mensagem que será enviada à Câmara até dezembro, criando a Secretaria Municipal de Defesa Social, e do concurso público para a Guarda Municipal em 2022. "Ele (David Almeida) adiantou essa novidade para todos nós, o que nos enche de expectativa para o próximo ano, e todos podem ter certeza, que assim que as matérias chegarem ao parlamento, daremos a celeridade devida a elas".



O trabalho em conjunto dos poderes também foi destacado pelo líder do governo municipal na CMM, vereador Marcelo Serafim (PSB). "Temos trabalhado pelo bem da cidade de Manaus e todo esse esforço em conjunto traz resultados, como a criação dos órgãos de controle da Guarda Municipal, que era essencial para que esta entrega do armamento fosse realizada hoje".


O vereador Luis Mitoso (PTB), autor do Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município de Manaus (Loman), que assegura à Guarda Municipal o direito de utilizar armas de fogo, comemorou o momento e exaltou a necessidade dos profissionais utilizarem o equipamento. "Essa é uma tendência nacional que Manaus não estava encaixada, e em um ano, o prefeito David Almeida, muito sensível a isso, trabalhou para esse momento, tão celebrado por nós e pelos guardas".


Para o vereador Wallace Oliveira (Pros) esta legislatura tem trabalhado de acordo com as prioridades mais urgentes para a capital amazonense, e todos os parlamentares tem entendido essa filosofia. "Prova disso foi a aprovação de forma urgente, dos órgãos de controle da guarda municipal, ou seja, Manaus tem muitas necessidades e nós estamos atentos a cada uma delas, por isso temos essa responsabilidade de entregar o mais rápido possível projeto de grande interesse público", afirmou.


O vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da CMM, vereador Antônio Peixoto (PTC), parabenizou a prefeitura por priorizar a segurança. Ele acredita que, com a utilização das armas, os guardas municipais poderão exercer o trabalho com mais efetividade. "Essa é uma demanda antiga e o prefeito mostra que com empenho e dedicação dá pra fazer, que ganha é a população que terá mais segurança e os profissionais que passam a contar com essa ferramenta de defesa pessoal", disse.


A entrega dos equipamentos, foi comemorada pelo diretor da Guarda Municipal, Claudionei dos Santos, servidor de carreira há 32 anos. Segundo ele, o armamento vai evitar várias situações de extremo perigo, como o ocorrido no Shopping Phellipe Daou (T4), na zona Leste de Manaus, quando quatro guardas municipais foram rendidos por um grupo de homens, que pretendia assaltar o local. "Aquela situação poderia ser evitada se os guardas estivessem armados, foi uma emboscada, os bandidos sabiam que nos defendemos apenas com cassetetes, mas agora eles vão pensar bem antes de tentar qualquer coisa", afirmou.


Próximos passos


O armamento será utilizado, primeiramente, por um grupo de 60 guardas que serão selecionados no processo seletivo interno, composto por seis fases. Apesar de a Guarda Municipal ter atualmente 421 servidores em seu efetivo, apenas 165 estão aptos a participar do processo seletivo.


O chefe do Executivo Municipal, David Almeida, também anunciou que irá realizar o aumento no número de servidores efetivos da Guarda Municipal a partir do ano que vem, com a realização de um concurso público.


"Temos previsto para a próxima semana o envio, à Câmara Municipal de Manaus (CMM), do estatuto da Guarda Municipal, o plano de carreira, uma luta de 72 anos. A defesa social é também obrigação do município, e estamos realizando esse avanço em apenas 11 meses, dada a necessidade da nossa cidade. Só os 165 efetivos poderão utilizar o armamento. Desses, em 2022, 112 podem se aposentar. Por isso, vamos lançar, muito provavelmente em janeiro do ano que vem, o edital do concurso público da Guarda Municipal. Serão 200 vagas, sem cadastro reserva, que irão nos ajudar na segurança pública da cidade de Manaus", explicou o prefeito.



Texto: Tiago Ferreira – Dircom/CMM

Foto: Dhyeizo Lemos e João Viana / Semcom e Mário Oliveira / Fundo Manaus Solidária

#DavidReis#EntregaArmas#GuardaArmada#GuardaMunicipal#PrefeitodeManaus#PresidentedaCMMdavidalmeidaVereadores


Fonte: Dircom/CMM

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3