amazon 1

PC-AM apresenta balanço da Operação Vetus 2, voltada à apuração de crimes contra a pessoa idosa

Ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), ocorre desde o dia 15 de outubro.

Por Divulgação em 18/11/2021 às 18:03:21

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), apresenta o balanço da Operação Vetus 2, deflagrada com o objetivo de apurar crimes contra a pessoa idosa. A ação, que foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), teve início no dia 15 de outubro e foi finalizada nesta quinta-feira (18/11).




A operação também contou com o apoio da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi) e da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Nesta manhã, um homem de 34 anos e uma mulher, de 46, foram presos em flagrante pelos crimes de apropriação de bens, abandono de incapaz e maus-tratos. As prisões ocorreram nos bairros Compensa e Aleixo, zona centro-oeste e centro-sul.




De acordo com a delegada Andrea Nascimento, titular da DECCI, contou que, nesta fase da operação, foram realizadas diversas ações de repressão e prevenção a crimes contra idosos em locais distintos da capital amazonense. Entre as atividades desempenhadas, foram feitas diligências domiciliares, orientações e panfletagem pela cidade, para conscientizar sobre o combate à violência contra idosos.


"Durante as diligências domiciliares, efetuamos a prisão de duas pessoas. O homem abandonou o pai, de 74 anos, em um hospital e vendeu o veículo do idoso pelo valor de R$ 33 mil, e não reverteu o dinheiro à vítima. A outra autora foi presa por maus-tratos e negligência, praticados contra seu cunhado, um idoso de 65 anos", informou o delegado.


A autoridade policial relatou ainda que, durante a ação, uma idosa de 72 anos foi resgatada. Ela estava sendo vítima de violência psicológica e apropriação de bens, praticadas pelo seu marido.


A secretária executiva adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), Luciana Viana, destacou que o intuito da ação foi conscientizar a população sobre esses crimes. "Essa população precisa de um amparo especializado. Neste sentido, a operação se mostra necessária para o bem dessas vítimas, que passam por algum tipo de violência", disse.


Balanço – Durante a Vetus 2, que ocorreu na capital e em mais 33 municípios do interior do Amazonas, foram realizadas 729 diligências domiciliares, com mais de 800 vítimas atendidas, e 14 prisões em flagrantes.


Procedimentos – O homem e a mulher irão responder por apropriação de bens, abandono de incapaz e maus-tratos. Eles serão encaminhados para à Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde ficarão à disposição da Justiça.



FOTOS: Bianca Reis e Erlon Rodrigues/PC-AM

Fonte: Polícia Civil do Amazonas

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3