amazon 1

PC-AM inaugura Sala Anjo, destinada ao colhimento de depoimento de crianças e adolescentes vítimas de violência

Espaço fica na sede da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), no bairro Aleixo

Por Divulgação em 27/10/2021 às 16:25:49

Visando um atendimento mais humanizado à crianças e adolescentes, a PolĂ­cia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), inaugurou nesta quarta-feira (27/10), às 10h, na sede da Especializada, no bairro Aleixo, zona sul de Manaus, a Sala Anjo, espaço destinado ao colhimento de depoimentos de vĂ­timas de violĂȘncia, bem como de testemunhas de crimes.




Durante a cerimônia de inauguração, a delegada-geral EmĂ­lia Ferraz, destacou o empenho que a PC-AM e a Secretaria de Estado de Segurança PĂșblica do Amazonas (SSP-AM) tem aplicado em prol dos direitos da criança e do adolescente.




"As medidas e ações que pudermos desenvolver em prol da segurança das nossas crianças e adolescentes, nós iremos fazer. Daremos o suporte necessĂĄrio para que a Depca continue realizando o melhor atendimento às vĂ­timas", disse a delegada-geral.


De acordo com a delegada Joyce Coelho, titular Especializada, a Sala Anjo atende aos critérios da Lei nÂș 13.431/2017, conhecida como Lei do Depoimento Especial. O espaço irĂĄ proporcionar a escuta de crianças e adolescentes de forma humanizada e adequada.




"Parte dos equipamentos foi doada pelo Ministério PĂșblico do Trabalho no Amazonas (MPT-AM), e parte pela PC-AM. No novo espaço, os depoimentos das vĂ­timas serão gravados em ĂĄudio e vĂ­deo como forma de evitar a repetição da história contada, para que assim, a criança ou adolescente não sofra com o processo", destacou a delegada.


A promotora de Justiça e coordenadora da Infância do Ministério PĂșblico do Estado do Amazonas (MP-AM), Romina Carmem de Brito Carvalho, parabenizou a rede de apoio presente na inauguração e destacou a importância do novo espaço.


"Desejamos que essa conquista se estenda por todo o Estado. Agora, na Depca, nossas crianças poderão ser ouvidas sem ser revitimizadas", pontuou.


A presidente do ComitĂȘ Estadual de Enfrentamento à ViolĂȘncia Sexual de Crianças e Adolescentes no Amazonas (Devsca-AM), Amanda Cristina Ferreira, enfatizou que as crianças que passarem pela Sala Anjo serão ouvidas com dignidade. "PolĂ­tica como esta, que visa humanizar o atendimento das vĂ­timas de violĂȘncia no Amazonas, é uma conquista de todos", finalizou.

Fonte: PolĂ­cia Civil do Amazonas

Comunicar erro
AMAZON 2

ComentĂĄrios

AMAZON 3