amazon 1

Prefeitura de Manaus promove ação de Educação em Saúde sobre o Outubro Rosa no Terminal 3

Por Eurivânia Galúcio em 05/10/2021 às 17:27:48

Como parte da programação do "Outubro Rosa", campanha de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama e câncer do colo do útero, a Prefeitura de Manaus promoveu, na manhã desta terça-feira, 5/10, ação de Educação em Saúde no Terminal de Integração 3 (T3), no bairro Cidade Nova, zona Norte. A atividade foi executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Distrito de Saúde (Disa) Norte, com distribuição de folders informativos e orientações para a população.




Segundo a responsável pelo setor de Educação em Saúde no Disa Norte, enfermeira Paula Schmidt, a ação integrou a programação do "Outubro Rosa" que será desenvolvida durante todo o mês, abrangendo locais com grande circulação de pessoas, como os terminais de integração, empresas e unidades de saúde.


"O trabalho de Educação em Saúde é um trabalho de campo, buscando atingir o maior número de pessoas possível, para a prevenção de doenças. Na ação no T3, foi realizada distribuição de material educativo, exposição de banner, com utilização de material lúdico como forma de chamar a atenção do público sobre a prevenção ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero", explicou Paula Schmidt.


Para o rastreio do câncer do colo do útero, a busca ativa é para faixa etária de 25 a 64 anos com a oferta de atendimento na coleta de material para exame preventivo, disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No caso do câncer de mama, a faixa etária para rastreio na realização da mamografia é de 50 até 69 anos de idade, disponível em unidades de saúde de referência. Mas, dependendo de outros fatores, como histórico familiar de câncer, os exames devem ser realizados de acordo com a indicação médica para cada paciente.




"O mais importante é que a população procure uma unidade de saúde para receber as orientações necessárias e realizar os exames recomendados, de acordo com a indicação médica, para um diagnóstico precoce", reforçou a enfermeira Soriane de Souza Cruz, da área técnica de Saúde da Mulher do Disa Norte.


Para a dona de casa Maria José de Castro Silva, 61 anos, moradora do bairro Alvorada, zona Oeste, a ação do "Outubro Rosa'' no T3 é importante para alertar as mulheres sobre a realização periódica de exames. "Muitas mulheres nem querem fazer os exames, mas quando chega o 'Outubro Rosa' elas aproveitam para procurar atendimento. Para mim, é importante a realização da mamografia e o preventivo, mas também outros exames, como transvaginal e o exame da tireoide, porque a mulher tem que se cuidar, até para poder cuidar da família", afirmou Maria José.


Educação em saúde


De acordo com a chefe do setor de Educação em Saúde e Mobilização Social da Semsa, enfermeira Lilian Zacarias, as ações de Educação em Saúde ocorrem durante todo o ano, executadas pelas equipes nos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, buscando promover mudança de comportamento da população, por meio do diálogo, com ações expositivas e lúdicas, como forma de estimular a adoção de hábitos saudáveis que possam melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças.


"No 'Outubro Rosa', a intenção é intensificar esse trabalho, com foco na Saúde da Mulher, realizando mobilizações nas unidades de saúde, instituições públicas e privadas, empresas ou em locais de grande circulação de pessoas, levando a informação necessária para que as pessoas possam reforçar o cuidado com a própria saúde", ressaltou Lilian Zacarias.


Texto - Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos - Divulgação / Semsa

Fonte: Semsa

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3