amazon 1

Prefeitura abre programação da campanha contra o câncer de mama e do colo do útero

Por Sandra Monteiro em 02/10/2021 às 08:45:53

A Prefeitura de Manaus abriu, no inĂ­cio da noite desta sexta-feira, 1Âș/10, em frente ao Museu da Cidade de Manaus, no centro histórico da capital, a campanha "Outubro Rosa" de 2021. O evento foi realizado em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer no Amazonas (RFCC-AM), Centro de Integração Amigas da Mama (Ciam) e Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). Para marcar o inĂ­cio da programação, o Museu ganhou iluminação rosa, o que ocorreu simultaneamente em outros prédios pĂșblicos da capital.




Na abertura, a secretĂĄria municipal de SaĂșde, ShĂĄdia Fraxe, destacou que o cuidado com a mulher é uma rotina em todas as unidades de saĂșde da prefeitura, o que inclui serviços e orientações sobre a prevenção ao câncer de mama e o do colo do Ăștero.


"Durante todo o ano, nossas unidades jĂĄ trabalham com esse cuidado. No mĂȘs de outubro, aderindo a este movimento, que acontece no mundo todo, nós intensificamos esse cuidado, com ĂȘnfase na prevenção desses tipos de câncer, principalmente o do colo do Ăștero, cuja incidĂȘncia na nossa região é muito maior", disse.




O diretor-presidente da Fundação Cecon, Gérson Mourão, destacou a importância do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do Ăștero. "A partir de agora, a Semsa e o Estado vão conseguir fazer uma biópsia e com esse resultado, as mulheres chegarão mais precocemente à Fundação Cecon. Não adianta termos os melhores equipamentos, se não tivermos esse fluxo em relação às pacientes", apontou.


A programação no municĂ­pio, coordenada pela Semsa, contempla as unidades de todos os Distritos de SaĂșde (Disas) e tem como pĂșblico-alvo a população feminina, os homens trans, meninas a partir de 9 anos e meninos, a partir dos 11 anos, sendo para os dois Ășltimos, a intensificação da vacinação contra o HPV. Este ano, também as mulheres indĂ­genas terão atividades especialmente organizadas para elas.


Toda a rede bĂĄsica e especializada da Semsa estarĂĄ mobilizada promovendo atividades descentralizadas, voltadas para a detecção precoce, nas unidades de saĂșde e escolas integrantes do Programa SaĂșde na Escola. Também estĂĄ programada a realização de um "Dia D" com ações de saĂșde e de prevenção em parceria com Secretaria Municipal da Mulher, AssistĂȘncia Social e Cidadania (Semasc), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselhos Locais de SaĂșde, Fundo Manaus SolidĂĄria e Secretaria Municipal de Educação (Semed).


As atividades programadas serão na forma de rodas de conversa, oficinas, palestras, webconferĂȘncia, lives, busca ativa de mulheres de 25 a 64 para realizar o exame preventivo e de adolescentes (meninas de 9 anos e meninos de 11 anos) para a vacina contra o HPV. Também serão realizados exames clĂ­nicos de mamas e coleta de material para o exame colpocitológico, o preventivo, e testagem rĂĄpida de HIV, sĂ­filis, hepatites "B" e "C".



Texto - Sandra Monteiro / Semsa

Fotos - MĂĄrio Oliveira / Fundo Manaus SolidĂĄria

Fonte: Semsa

Comunicar erro
AMAZON 2

ComentĂĄrios

AMAZON 3