amazon 1

Prefeitura de Manaus realiza intensificação para reduzir número de atrasados com a 2ª dose da vacina contra a Covid-19

Por Sandra Monteiro em 01/10/2021 às 20:23:53

Com o objetivo de reduzir o número de pessoas que já passaram dos intervalos para receber a segunda dose dos imunizantes contra a Covid-19, a Prefeitura de Manaus reforça neste sábado, 2/10, o atendimento à população nos 39 pontos de vacinação distribuídos pela cidade. Dados do Sistema Municipal de Vacinação (SMV) apontam que até esta sexta-feira, 1º/10, mais de 209 mil pessoas já haviam passado dos prazos para receber a segunda dose e concluir o esquema vacinal.




Além da aplicação de segunda dose, também serão oferecidas a primeira dose para todos que, por algum motivo, ainda não iniciaram o esquema vacinal, e a dose de reforço para trabalhadores da saúde acima de 45 anos e para pessoas acima de 60 anos, e a dose adicional para pessoas com alto grau de imunossupressão.


A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, explicou que a mobilização vai contar com apoio de carro de som, mensagens de WhatsApp e comerciais de rádio e que é mais um recurso da prefeitura para informar e incentivar a população a tomar a vacina.


"Nossos pontos de vacinação funcionam todos os dias, mas sempre há aquelas pessoas que não conseguem encontrar tempo, por trabalharem, estudarem ou ter outros afazeres. Pensando nesse público, o prefeito David Almeida nos orientou a criar condições para que não fiquem sem a imunização contra a Covid-19", informou.


Para receber essa demanda, a Semsa vai disponibilizar 39 pontos de vacinação, em toda a cidade, sendo seis estratégicos (Sambódromo, Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, Shopping Phelippe Daou, Studio 5 Centro de Convenções, Clube do Trabalhador do Sesi e Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou) que funcionarão das 9h às 18h. Mais 33 unidades de saúde atenderão no horário de 9h às 16h. Os endereços dos locais podem ser consultados no site da Semsa, pelo link http://bit.ly/localvacinacovid19 e nas redes sociais da secretaria.


Para facilitar o atendimento nos pontos de vacinação, a Semsa orienta que seja feito o cadastro prévio no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br), por meio do qual também é possível acessar informações sobre a data do agendamento para a segunda dose.


Reforço


Nesta sexta-feira, a Semsa começou a aplicar a dose de reforço em trabalhadores da Saúde com idade acima de 50 anos e pessoas do público geral a partir de 60 anos que tenham tomado a segunda dose há mais de seis meses. Além deles, os imunossuprimidos de alto grau com o esquema vacinal concluído há 28 dias ou mais, também estão recebendo a dose adicional.


"No momento, nós estamos atendendo a esses grupos, mas à medida em que recebermos mais doses, poderemos ampliar para outras faixas, ainda que de forma escalonada. A campanha é dinâmica, avança todos os dias. Já estamos perto de alcançar 2,5 milhões de doses aplicadas. Nossos pontos estão prontos e nossas equipes, preparadas para receber a todos. Por isso, pedimos a quem ainda não foi tomar a primeira, a segunda e agora a dose de reforço, que compareça o mais rápido que puder a um desses locais, para receber a vacina", orientou a secretária.


Documentos


Quem for tomar a primeira dose, deve estar atento à documentação necessária. Os adolescentes de 12 a 17 anos deverão estar acompanhados pelo pai, mãe, ou uma pessoa maior de 18 anos, que deverá assinar uma declaração de responsabilidade no verso da cópia do comprovante de residência. Também precisarão apresentar um documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS). Quem tiver 18 anos ou mais, precisa levar o documento de identidade original, com foto, CPF e o comprovante de residência, com cópia.


No caso da segunda dose, só é preciso apresentar o documento de identificação, o CPF e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. Quem tiver perdido a carteirinha, pode comprovar pelo aplicativo ContecteSus, que pode ser instalado no celular.


Além disso, a Semsa também disponibiliza o "Filômetro", no qual é possível verificar o movimento em cada um dos pontos de vacinação. A consulta pode ser feita no link bit.ly/filometrovacina.



Texto - Sandra Monteiro / Semsa

Fotos - Camila Batista / Semsa

Fonte: Semsa

Comunicar erro
AMAZON 2

Comentários

AMAZON 3