amazon 1

Mais de mil policiais militares receberam bonificação por armas apreendidas

Dentre os armamentos mais apreendidos estão revólveres de variados calibres, espingardas e pistolas.

Por Divulgação em 14/09/2021 às 16:00:22

De janeiro a agosto deste ano, mais de mil policiais militares receberam bonificação financeira por apreensão de arma de fogo. Adotada pelo governador Wilson Lima, a medida totalizou o pagamento de R$ 232 mil em abono aos policiais pela retirada de armas das mãos de criminosos no estado. Dentre os armamentos mais apreendidos estão revólveres de variados calibres, espingardas e pistolas.




O tenente das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Johnes Fernandes, recebeu a bonificação e relatou que a retirada dessas armas ilegais das mãos de infratores reflete diretamente no combate à violĂȘncia.


"Desde o ano passado, a PolĂ­cia Militar vem recebendo gratificações mensais como bonificação de apreensão de armas de fogo. No Ășltimo ano, quebramos todos os recordes de apreensão. Os nĂșmeros estão aĂ­ para serem demonstrados como forma de produtividade, e é muito gratificante um policial militar conseguir de alguma forma receber a gratificação em cima dessa produtividade", disse.




De acordo com o cabo da Rocam, Alex Brasil, a bonificação é motivadora e reflete no empenho do trabalho policial. "A gente trabalha diariamente na rua, e nós temos recebido do Estado essa gratificação que serve como motivação", afirma o policial. "Isso tudo é uma forma de mostrar que o policial é valorizado pelo governo".


Apreensão


Em uma das ocorrĂȘncias no mĂȘs de abril, a Rocam apreendeu 14 armas de fogo com um trio ligado ao trĂĄfico de drogas. Uma denĂșncia anônima levou os policiais ao encalço dos criminosos. De acordo com o relato, o bando criminoso era fortemente armado e comercializava drogas em bairros da zona norte.


"Recebemos uma denĂșncia de que em um bairro da zona norte de Manaus, indivĂ­duos estariam fortemente armados em uma residĂȘncia. As equipes se deslocaram para averiguar, foi quando os infratores fugiram. A polĂ­cia fez um cerco e conseguiu capturar os elementos. Todos os presos possuem antecedentes criminais. Conseguimos apreender armas e drogas", explicou o tenente Johnes.


Beneficiados


A recompensa é um projeto do Governo do Estado que começou a ser elaborado em 2019. Em maio do ano passado, o governador Wilson Lima assinou uma Mensagem Governamental prevendo o pagamento e, em dezembro, os deputados aprovaram o projeto de lei do Executivo, instituindo a gratificação.


A Lei nÂș 5.044 foi regulamentada em janeiro. Pelo decreto que rege a premiação, o policial que apreender armas de fogo deverĂĄ submeter à sua instituição – PolĂ­cia Civil ou Militar – alguns documentos, como auto de apreensão de armamento, entre outros, para ter direito ao bônus.


FOTOS: TarcĂ­sio Heden/SSP-AM

Fonte: PolĂ­cia Militar do Amazonas

Comunicar erro
AMAZON 2

ComentĂĄrios

AMAZON 3