Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Alerta sobre crime virtual

PC-AM alerta sobre sextorção: extorsão via internet com ameaças de exposição íntima


Sextorção, uma variação do crime de extorsão que tem se tornado cada vez mais recorrente. Um criminoso ameaça vazar fotos e vídeos íntimos das vítimas em redes sociais, se a mesma não realizar o pagamento de um valor proposto. Com isso, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos (DERCC), orienta a população sobre como proceder nesses casos.


O delegado Reinaldo Figueira, titular da Especializada, a primeira orientação para evitar a prática seria não realizar o compartilhamento de fotos e vídeos íntimos, mesmo que para pessoas supostamente confiáveis. Além de evitar o porte desse conteúdo em celulares e computadores.


Caso aconteça, o primeiro passo é realizar um Boletim de Ocorrência (BO) em qualquer unidade policial que será posteriormente encaminhado para a Especializada onde iniciarão as diligências.


"Dependendo da situação, a penalidade poderá mudar, podendo ser enquadrado em diversas tipificações criminais como extorsão, constrangimento ilegal, até estupro", explicou o delegado.


Ainda conforme autoridade policial, a maioria das vítimas desta variação são mulheres, e grande parte acaba tendo suas vidas transformadas após passar por esta exposição. Existem alguns casos que algum indivíduo se passa por um hacker e informa a vítima que capturou imagens através das câmeras de celulares e computadores. Sendo assim, a autoridade policial orienta que a vítima jamais ceda a chantagem e bloqueie todas as contas que a ameacem.


Foto: Mayara Viana/PC-AM


Polícia Civil do Amazonas

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!